Monday, February 28, 2005

Fantasporto: "The Doll Master", de Young-ki Jeong


"The Doll Master" Posted by Hello

Na última década, a cinematografia asiática tem produzido alguns dos mais interessantes e criativos títulos da área do Fantástico. A palma de ouro conquistada por "Old Boy" no mais recente Festival de Cannes não surge por mero acaso e não surpreende que tem assistido a algumas das mais arrojadas propostas do Fantasporto nos últimos quatro ou cinco anos. Na presente edição, comemorativa dos 25 anos, os momentos mais intensos têm vindo do Oriente via expresso. Para além de "One Missed Call", do realizador do culto, Takashi Miike, autor entre outras obras do filme sensação de 2003, "Audition", e do não menos desconcertante "Vital", de Shinya Tsukamoto, que depois dos "Tetsuo", dirigiu o deslumbrante "Snake of June", o destaque do dia vai para a primeira obra de "Young-ki Jeong, "The Doll Master", em antestreia logo à noite.
Para além da criatividade dos argumentos, marcados por um invulgar requinte de horror e sadismo, o cinema asiático revela-se, tal como o de autor, por um cuidado estético notável, entre texturas "animé" do extravagante "Ichi, the Killer", a propostas "hi-tec" e paisagens evocativas do deslumbrante natural, de "Natural City", existe uma austeridade espiritual ou uma claustrofobia urbana que conferem aos filmes asiáticos uma originalidade e um deslumbre absolutamente singulares e que importa conhecer. O Fantas'05 têm sido uma janela virada para Oriente, revelando títulos francamente interessante e que já souberam construir em seu redor um culto intenso e um grupo cada vez mais significativo de adeptos, que encontra na Ásia uma organicidade e autênticidade profunda, não compatível com a formatização das propostas EUA, sempre condicionadas pela ditadura do M/12 e pela obrigatoriadade, de não chocar o auditório, de agradar nas bilheterias aos públicos adolescente e jovem. Para quem gosta de suspence, horror e fantástico é do Oriente que vem a novidade. Para esta noite fica a sugestão, conhecer "The Doll Master", a partir das 23h15, no Grande Auditório do Rivoli, no Porto. Bons sustos e bom cinema.

Saturday, February 26, 2005

Fantasporto: "Old Boy", de Chan-wook Park


"Old Boy" Posted by Hello

É a confirmação do excelente momento do cinema asiático na área do fantástico. Depois de conquistar o Grande Prémio do Juri em Cannes, "Old Boy" conheceu ontem à noite a estreia nacional na abertura da secção competitiva do Fantasporto reservada à Semana do Realizadores. Num Grande Auditório completamente esgotado, o público teve a oportunidade de se deixar deslumbrar com a imaginação do Chan-woon Park. O argumento gira em torno de uma desconcertante e maquiavélica história de vingança de dois colegas de liceu. Influenciada pela estética dos vídeo-jogos e pelo traço da Manga, com alguns requistes de crueldade à mistura, "Old Boy" triunfa, sobretudo, pela originalidade do argumento e por uma irrepreensível direcção de actores e trabalho de câmara.
Ainda ontem à noite, novamente num auditório esgotado, fica o aviso para os cinéfilos que gostam de chegar em cima da hora, nota final para outra estreia que promete tornar-se num filme de culto e repetir na Europa o sucesso de bilheteira dos EUA. "Saw", escrito e dirigido por James Was, abriu a secção do Cinema Fantástico e surpreendeu o público, sobretudo, pela criatividade da história. Desde "Seven" que os adeptos do "thriller" não eram confrontados com um serial-killer com tamanha inteligência e sublime crueldade. Um filme obrigatório para os amantes do género, arrisca-se a ser um clássico. Apesar de ter alguns pontos fracos, sobretudo na gestão da narrativa do segundo terço do filme, "Saw" oferece um final desconcertante e criativo, abrindo caminho para uma sequela que aliás já está a ser produzida em Hollywood. Uma obra em breve atingirá as salas dos cinemas mais comerciais, onde certamente causará uma onda de emoções fortes há muito negligenciada pela ditaduta do M/12. Filme não perder. Darei mais alguns pormenores na data de estreia no circuito comercial, para já fica o aviso a navegação.
Para logo à noite, o destaque centra-se no trabalho visualmente encantatório de "Natural City", de Byung-chum Min, uma história de amor em ambiente "Blade Runner" que pode fazer estragos no Fantas, e naturalmente para a estreia em Portugal do filme vencedor de Sundance, "Primer", uma das propostas mais inteligentes do ano. Ambas para descobrir hoje a partir das 21h00, no Rivoli do Porto. Bons filmes.

Wednesday, February 23, 2005

Estreia: "Mar Adentro" de Alejandro Amenábar


"Mar Adentro" Posted by Hello

Entre uma descarga demencial de antestreias esta semana via Fantasporto e, em vésperas dos óscares, um mediatísmo desenfreado sobre dois títulos aglutinadores de quase todas as atenções do público e desvaneios da crítica, "Contantine" e "Sideways", destaco um filme que merece mais do que um "post" de atenção, arriscando-me a fugir ao assédio obsceno, sobretudo nestas alturas, das "majors". Trata-se de "Mar Adentro", um filme que infelizmente arrisca-se, por azares de "timing" de estreia, a cair no esquecimento e a passar desapercebido.
Tive a oportunidade de assistir à sessão para a imprensa, no início desta semana, e comprovar de que se trata de uma excelente proposta cinematográfica, que interessa e importa conhecer. Apesar de toda a polémica que envolve a temática da eutanásia, a realização de Alejandro Amenábar, para além de revelar um extraordinário trabalho de câmara, numa série de planos absolutamente encantatórios, que me fizeram lembrar um Mathieu Kassovitz pré-hollywood, a abordagem da vida de Ramón Sanpedro evita a dramaticidade fácil, concretizando, de forma equilibrada uma releitura da questão urgente da eutanásia e da dignidade da vida, situada algures entre a luminosidade poética do mártir e a aspereza, não raras vezes, cruel da realidade agónica do condenado.
Uma palavra final, e colocando, desde já, de lado interpretações possíveis sobre a simbologia do mar na fortíssima gramática visual de Amenábar e para a excelente banda-sonora que acompanha o filme, destaque para o mais do que impressionante Javier Bardem que se reafirma como um dos melhores actores espanhóis da sua geração. Notável, inteligente, cativante, "Mar Adentro" um excelente filme que importa conhecer e que vale a pena encontrar já a partir desta quinta-feira num cinema de qualidade.

Tuesday, February 22, 2005

Sessão de Abertura Oficial do 25º Fantasporto


"Constantine" (2005) Posted by Hello

Sem representantes do Ministério da Cultura, por razões digestivas dos resultados eleitorais do último domingo, mas com a presença corajosa do Rui Rio e do presidente do ICAM, a cerimónia oficial de abertura do Fantasporto ficou ontem marcada, no Rivoli do Porto pela simplicidade mais do que pelo "glamour" e pela antestreia europeia de "Constantine", a mais cara produção de sempre do cinema Hollywood, cerca 300 milhões de dólares, e com Keanu "Matrix" Reeves a regressar ao grande ecrã em grande forma numa adapção hi-fi do clássico da DC/Comics.
Beatriz Pacheco Pereira tomou sobre si a responsabilidade de dar as boas-vindas do público e crítica ao certame. Para além de destacar o reconhecimento do Fantas a nível internacional, com a revista Variety a situar o Fantas nos 25 melhores festivais o mundo, e a nível nacional, com o governo a atribuir, na sessão de encerramento, a medalha de mérito cultural, a responsável evocou a memória de José Manuel Pereira, um dos fundadores do festival, na célebre conversa no café Luso, em 1980, pintor e artista gráfico responsável pelos primeiros cartazes do Fantas.
Em termos da proposta inaugural, "Constantine" afirma-se como um filme de encontro entre "O Exorcista" e "Matrix" sem conseguir superar ambos os dois títulos. Alia a pop expressionista dos irmãos Wachowski, numa ligação interessante mais do que criativa ao legado estético da DC Comics, e recupera algum do terror de "O Exorcista" sobretudo pelo "display" de efeitos especiais. As personagens, sobretudo, o próprio John Constantine e o anjo Gabriel estão bem conseguidas, os diálogos simples, directos, transculturais, prontos para serem consumidos por adolescentes da China à Argentina. No entanto, a proposta, apesar de apelativa, não leva o cinema fantástico para além dos dois títulos supracitados, ficando-se apenas por uma hora e meia de entretenimento "made in Hollywood".
Para hoje os destaques vão para o regresso de Tobe Hope, responsável pelo clássico "Massacre no Texas", que apresenta o "remake", "Toolbox Murders" e para a estreia do espanhol David Carreras Solè, com "Hypno", segundo me confessou ontem Beatriz Pacheco Pereira, "é um dos melhores filmes do festival", um "thriller" psicológico que pode surpreender público e crítica. Amanhã, o oscarizável "Sideways" chama a si todas as atenções, em mais uma antestreia limite.

Saturday, February 19, 2005

Fantasporto 25 anos


"Constantine" Posted by Hello

Arranca já na próxima segunda-feira o 25º Fantasporto. Longe da programação inicialmente prevista e anunciada pela Cinema Novo, as bodas de prata do Fantas apresentam, no entanto, uma série de novidades e títulos que valem a pena ser conferidos e que ao longo dos próximos dias terei a oportunidade de manifestar a minha opinião e lançar alguns avisos à navegação, até por que, com tem sido hábito, parte dos filmes acabam por penetrar, lá mais para o verão, o circuíto comercial.
Entretanto, tive a oportunidade de conversar, longamente, com Mário Dorminsky, tendo com base uma entrevista a ser publicada amanhã no diário "O Comércio do Porto". No essencial, uma revisitação, em três páginas, dos 25 anos do Fantas, tendo sempre presente o contexto nacional e internacional do universo cinematográfico da área do fantástico, desde a fundação do certame até à actualidade. Pelo caminho, vários episódios interessantes das maratonas do Carlos Alberto, com ambulâncias, chamadas para o Hospital de S. João, e inesperados assaltos à Alfândega de Lisboa para recuperar filmes a tempo de serem exibidos. Os loucos anos 80.
Para um futuro possível, espera-se que a Fundação Fantasporto, situada na rua da Constituição, a dois passos da minha casa, ganhe forma. Faltam apoios privados, mas sobram ideias e formas interessantes de recuperar, não só um dos muitos e belos edifícios da cidade do Porto que correm o risco de cair, como também dinamizar espaços culturais que não passem obrigatóriamente por modelos alcoólicos em regime de "after-hours". Por conhecer razoavelmente algumas das pessoas envolvidas no projecto, a sua honestidade e competência, acredito na viabilidade do mesmo e espero que passados já dois anos, a Fundação ganhe forma e abra as portas o mais depressa possível.
Entretanto, está aí o Fantas 05, sem o glamour esperado, mas certamente com títulos a não perder. Pessoalmente, estou, sobretudo, de olho nas propostas asiáticas, que nas últimas três edições, têm sido do melhor que se tem produzido na área do fantástico. Em termos comerciais, "hollywoodescos", na segunda-feira à noite, logo a abrir o certame, estreia "Constantine", mega-produção de 300 milhões de dólares. A crítica norte-americana olhou de lado, mas o público esse aproveitará a febre Matrix para exigir mais uma dose hi-fi servida pelo senhor Anderson em versão BD.

Friday, February 18, 2005

A morte de uma pop-star encenada em Serralves


Posted by Hello

Mais um episódio programático complementar da exposição de Francesco Vezzoli a atingir o Museu de Serralves. Hoje e amanhã, um coreógrafo convida dez figuras de áreas diversas para ensaiar a morte de uma pop-star. Em "Top 10 (Porto)", Miguel Pereira assume o protagonismo interpretando numa proposta de dança contemporânea contaminada pelas encenações, pensamentos, delírios e sugestões de personalidades da cultura-pop do Porto e arredores como Rui Reininho ou João Vieira (a.k.a. DJ Kitten. Ligando o conceito de Diva com as artes plásticas de Vezzoli, Miguel Pereira propõe-se penetrar o mais descarada e despudoradamente possível no território do imaginário colectivo e dos arquétipos explorados pela sociedade dos média, nos quais as estrelas também morrem na verdade do palco como na ilusão da vida. Para o intérprete "o projecto tem como centro uma persongem, a minha personagem pop-star, que tem sido recorrente nos meus trabalhos e me tem ajudado precisamente a perceber os mecanismos da mitificação do espectáculo, e das representações do fulgor, da magia, do brilho, da ilusão, da sensualidade no imaginário colectivo. Serve-me assim esta figura de meio para a encenação da morte, também como ideia de fim, seguindo assim outro mito, o mito rom‰ntico da morte do actor no palco". Em movimentos de exposição, o actor/bailarino revela-se, transfigura-se, deixa-se consumir pelo público. A figura da estrela que só existe para e quando é admirada pelo outro. Uma observação não pacífica nem gratuíta mas consequente, evolutiva e por vezes mortal. Espectáculo "Top 10 (Porto)", de Miguel Pereira, atinge hoje e amanhã à noite o palco do Auditório de Serralves, a partir das 22h00.

Wednesday, February 16, 2005

"Quem Tem Medo de Virgínia Woolf" chega ao Teatro da Trindade


António Capelo e Glória Freitas em "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?" Posted by Hello

Aviso à navegação para o pessoal de LX, a peça "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?" estreia na sexta-feira, dia 18, no Teatro da Trindade. Depois do sucesso aqui no Porto, a mais recente proposta teatral da Academia Contemporânea do Espectáculo finalmente chega à capital. Tive a oportunidade de assisitir à estreia no auditório da ACE e comprovar da qualidade da encenação de João Paulo Costa sobre o texto de Edward Albee. António Capelo, Glória Freitas, Mário Santos e Sandra Salomé protagonizam um pesadelo de dois casais numa qualquer sala de estar. Densidade psicológica, humor e drama num retrato imperdível sobre algumas das obsessões, contradições, paranóias e toda uma gama bipolar e simbólica de poder e contrapoder que ainda teima em dominar as sociedades contemporâneas dos dois lados do Atlântico...
À margem da recomendação fica a nota mais do que positiva pela iniciativa da ACE de encetar uma mini-digressão rumo a Sul. Espero que a coragem se torne "moda" e contagie todo o país.

Pedro Mexia, Manuel António Pina e Plaza no TCA

Sugestão para amanhã à noite, dia 17, episódio "Óculos Azuis, Mundo Azul" das Quintas de Leitura, no Teatro do Campo Alegre, no Porto. Poesia de Pedro Mexia pelas vozes de Filipa Leal, Náná Menezes e Pedro Lamares; Manuel António Pina à conversa com o escritor e numa segunda parte descarga pop a cargo dos Plaza. Ponto de encontro café-teatro do TCA, na rua de todas as estrelas, a partir das 21h30...

Wednesday, February 09, 2005

Carnaval Tóxico com Peste & Sida no Porto Rio


Peste & Sida no Porto Rio - foto: Luís Costa Carvalho Posted by Hello

Os punks e o pessoal do pontapé aproveitaram a noite de carnaval para sair à rua. Ainda bem. A bordo do Porto Rio, os Peste & Sida foram os homens do leme ao serviço do rock etílico. Noite de emoções e cheiros fortes. Entre doses de "Veneno" de outros tempos e descargas moderadas e competentes do mais recente álbum, a banda lisboeta agora liderada por João San Payo protagonizou um excelente concerto, seguro, energético, inclusivo, animando a muita malta presente, que ameaçou ontem à noite transformar o Porto Rio numa espécie de mini-Rock Rendez-Vous, numa verdadeiro "punk in rio douro". Banda fundamental para compreender o eixo mais criativo do punk/rock português na segunda metade da década de 80, os Peste&Sida reaparecem agora 12 anos volvidos sobre "Eles Andam por Aí. Sem Luís Varatojo, o projecto afasta-se da pulsão comercial do sol da caparica e dos Ramones e reactualiza-se. Apesar da ainda viver "ao vivo" das excelentes memórias do passado, oferecendo clássicos como "Veneno", "Gingão", "Vamos ao Trabalho", "Alcides Pinto" ou "Paulinha", provavelmente o mais romantica "love song" lusa, os Peste fazem falta ao panorama musical português. Em "Tóxico", para além da excelente colaboração de José Mário Branco, na inteligente versão da "Década de Salomé", de Zeca Afonso, o registo aposta numa mistura explosiva de literatura de intervenção com uma sonoridade punk e argumentos funk/ska, que sempre marcaram a identidade dos Peste. Num espectáculo de união entre a tradição e inovação, os Peste protagonizaram um excelente concerto que terminou com uma sempre bem-vinda invasão de palco. Faltaram, no entanto, os metais, mas sobrou a vontade de tocar até cair. Recorde-se que já na próxima sexta, dia 11, o colectivo assalta o Hard Club, em Gaia, numa noite, também ela, de emoções e cheiros fortes. Em 2005, provavelmente, mais do que nunca, vale a pena ouvir Peste e não passar para o outro lado da trincheira... Nunca conversa que tive com Sn Payo no ano passado, tive a oportunidade de atestar a alegria do colectivo.. não alinhados e prontos para regressar ao re/activo. Depois do concerto de ontem à noite, só me resta dizer, bem-vindos...

Sunday, February 06, 2005


A Prisioneira de Lhasa Posted by Hello

A Prisioneira de Lhasa

A Prisioneira de Lhasa livro de Daniel Laeng e Philippe Broussard
“Ao cabo da primeira semana, a pequena foi submetida a, pelo menos, três interrogatórios diários. Os seus onze anos eram indiferentes; bem pelo contrário, os guardas pretendiam humilhá-la, marcá-la para a vida, precisamente porque ela era jovem, ainda «recuperável», pelo menos em teoria. Como explicar de outra forma o seu furor? Espancada com latas de conserva, desancada com a ajuda de bastões eléctricos...”(p.94)
Philippe Broussard (jornalista no “Le Monde”) e Danielle Laeng (representante do Comité de Apoio ao Povo Tibetano) uniram esforços na elaboração da biografia de Ngawang Sangdrol, símbolo de resistência no Tibete.
Numa época em que Portugal vive um auge de compaixão pelo povo asiático, penso ser muito relevante a leitura deste livro como forma de consciencialização para outros sofrimentos, não mais pequenos, vivenciados nesse mesmo continente. Anexado pela China há mais de quarenta anos, o Tibete continua a ser vítima de uma política de anexação centrada sobretudo na força de um poder e autoritarismo tolerados pelo mundo ocidental que prefere a não interferência na política interna de uma grande potência económica. Refugiados no norte da Índia, a maior parte de comunidade tibetana luta, no exílio, pela sobrevivência da sua cultura que tem como traço principal o pacifismo e como base religiosa a compaixão por todos os seres. A Prisioneira de Lhasa relata a vida de uma monja budista feita prisioneira pelas autoridades chinesas por defender os direitos de um povo ameaçado de extinção: o povo tibetano.

Filmes da minha vida: "A Festa", de Thomas Vinterberg


"A Festa" de Thomas Vinterberg Posted by Hello

Saudades de ver bom cinema. Não é todos os dias que, terminado o filme, o público não se consegue levantar das cadeiras e permanece sentado e silencioso a ler os créditos... Uma das mais interessantes experiências cinematográficas que tive a oportunidade assistir, aqui no Nun´Álvares, já lá vão uns anitos...

Saturday, February 05, 2005

Hipocrisia política sobre a candidatura galaico-portuguesa à UNESCO:

Pela primeira vez, dois países da União Europeia apresentam uma candidatura conjunta à UNESCO. Portugal e Galiza pretendem unir esforços para verem a cultura comum ser reconhecida pela organização intergovernamental como Património Imaterial da Humanidade. Entregue à UNESCO em Outubro do ano passado, o projecto foi apresentado oficialmente ao público ontem no edifício da Alfandega, no Porto, numa operação de charme, a roçar o ridículo, em busca de apoios privados. Promovida, entre outras instituições, pela Comunidade de Trabalho Galiza - Norte de Portugal, a operação conheceu no Ministro das Cidades, José Luís Arnaut, e no presidente do Governo Antónomo da Galiza, Manuel Fraga Iribarne as figuras centrais do evento, que contou ainda com a presença do autarca do Porto, Rui Rio.
Foram repetidos de forma o mais genérica e superficial possível os aspectos mais importantes da cultura galaico-portuguesa, dos cantares às danças, da base linguística ao artesanato. A ideia é preservar e difundir uma cultura que se encontra em vias de extinção. No meu entender, antes de apelarem à UNESCO, os governantes deveriam ter alguma vergonha pelo trabalho que não têm desenvolvido nesta matéria. A começar pelo governo português que, a título de exemplo, este ano, através do Ministério da Cultura, decretou a morte, retirando o apoio habitual, ao Centro de Música Tradicional Sons da Terra, que funciona desde Setembro de 2000 em Sendim, concelho de Miranda do Douro, e que possui, entre outras valências, o maior acervo áudio de música, cantares e histórias tradicionais desta região. Este é apenas um dos muitos exemplos possíveis que revelam a importância que o governo português atribui à cultura do norte de Portugal. Em termos locais, é quase uma piada de mau gosto, encontrar Rui Rio numa cerimónia de promoção cultural. O Porto, que deveria ser a primeira cidade a fomentar a cultura da sua região, sob a presidência de Rio, tem organizado festas culturalmente tão típicas e relevantes como a do próximo baile de carnaval protagonizado pelo grupo Diapasão, naturalmente com o aval da Rádio Festival, uma ligação mais do que obscura que em breve será posta nu.
Da parte da Galiza, basta referir que o presidente desta região autónoma, Manuel Fraga Iribarne, tem tanto gosto em preservar e difundir a cultura da sua terra, que ontem, discursou em castelhano. No final da cerimónia e com muita razão, um grupo de professores galegos, a leccionar em Pontevedra, manifestou-se indignado com o facto do presidente da Galiza ter discursado em Castelhano e não na língua galega. Conversei com uma das professoras que nem queria acreditar no que tinha ouvido. "Estamos profundamente chocados com isto. Sinceramente - disse Carmen Souto Negrete - este senhor não nos representa. Viajámos várias horas para assistir a uma cerimónia de apresentação o promoção de uma cultura que tem como uma das bases a língua e se candidata a património da humanidade e ouvir falar o presidente da Galiza a falar em castelhano é no mínimo uma contradição e um escândalo".
Naturalmente, quando a UNESCO sair para o terreno, irá verificar como é que se encontram as estruturas culturais do nordeste transmontano, no Minho e na Galiza, e meterá a candidatura na gaveta, sem antes dizer aos responsáveis para terem alguma vergonha na cara, pois antes de se candidatarem a património da humanidade, devem ser os próprios a considerarem a sua cultura como um património e fazerem algum esforço para a preservar...

Friday, February 04, 2005

Arte Comunitária: projecto Circunvalação

Confrontar criadores estrangeiros com comunidades da área metropolitama do Porto, pouco habituadas à fruição cultural, numa produção conjunta de propostas artísticas contemporâneas oferece-se como o eixo central da iniciativa "Circunvalação" que foi apresentada na passada quinta-feira aqui no Porto. Tive a oportunidade de assistir ao arranque do evento e conversar com organizadores, artistas e representantes das comunidades escolhidas. O projecto merece destaque e espaço de divulgação, daí a presente "post" que recupera no essencial um trabalho publicado por mim no diário "O Comércio do Porto".
Organizado e produzido pela Cassiopeia, a ideia do evento recupera o conceito de Arte Comunitária nascido no contexto artístico inglês, na transição das décadas de 60/70, reactualizando-o com o fenómeno da imigração. As freguesias e bairros de Avintes (Vila Nova de Gaia), Gandra (Gondomar) e Lomba (Bonfim/Porto), acolhem, até dia 20, três artistas estrangeiros: Farida Batool, do Paquistão, Luís Pedro, de Moçambique, e Taras Polataiko, da Ucrânia, respectivamente. O desafio é produzirem em conjunto, artistas e comunidade, arte inspirada e projectada sobre a identidade e o espaço próprio de acolhimento.
Paralelamente, o projecto "Circunvalação" dinamiza, nas referidas comunidades, oficinas de vídeo dirigidas a crianças, orientadas pelos cineastas Tiago Afonso, Saguenail e Regina Guimarães. O resultado final dos trabalhos das oficinas será exibido no auditório da Fundação de Serralves nos dias 19 de Março e 18 de Junho.
Com apoios essenciais do Instituto das Artes (IA), Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) e Gaianima, entre outras instituições públicas, o projecto de inclusão social através da criação e formação artística apresenta um orçamento de 70 mil euros.
Avintes "bottled"
Acolhido e apoiado desde a primeira hora pelo Parque Biológico de Gaia e pela Gaianima, a iniciativa de intervenção social através da arte conhece em Avintes um primeiro ponto de paragem rumo à criatividade. Convidada a "olhar" artisticamente para a freguesia gaiense, Farida Batool propõe-se apresentar duas intenções artísticas inspiradas não só na geografia própria de Avintes, como tambem, no encontro com as histórias e a identidade colectiva da comunidade local.
Numa primeira aposta, e aproveitando a margem esquerda do Rio Febros, afluente do Douro, a artista paquistanesa irá colocar fotografias da população dentro de garrafas suspensas sobre a paisagem fluvial. "A ideia é num contexto imagético unir conceitos de memória e história na natureza envolvente", afirma Battol, que se encontra a visitar as habitações e a conhecer os rostos da população de Avintes. "Tem sido uma experiência interessante - afirma - as pessoas têm-se mostrado extremamente receptivas".
Num segundo trabalho, a artista irá construir uma moldura-móvel, de 5x3 metros, na qual apresentará pinturas das histórias do povo de Avintes. A estrutura irá circular por toda a freguesia, confrontando a população com a sua história.
Da Gaianima, Nelson Cardoso, adminstrador da empresa municipal, presente na apresentação do projecto, fez questão de realçar a importância do evento pelo envolvimento da população na produção e formação artística, lamentanto porém que o projecto não tenha sido acolhido por todas as autarquias da área metropolitana.
Gandra em retratos
Em Gondomar, apesar da autarquia não ter apoiado o projecto, a Associação de Moradores de Conjunto Habitacional de Gandra fez questão de abrir as portas à arte e acolher a iniciativa. O presidente da referida associação, Altamiro Araújo, esclarece: "A arte não é só para os ricos, nós também temos direito a aprender qualquer coisa. As crianças nas oficinas de vídeo, para além de aumentarem os seus conhecimentos, mantêm-se ocupadas e longe de problemas".
Luís Pedro, o artista moçambicano de serviço, prepara uma exposição-instalação de fotografias no local que será a futura sede da associação de moradores. "Para já ando a conhecer os sítios e as pessoas. Não quero adiantar muito sobre o trabalho - afirma - mas terá como base a fotografia e o retrato".
Lomba em labirintos
Última paragem da "Circunvalação", bairro da Lomba, na freguesia portuense do Bonfim. Iniciativa apoiada localmente, entre outras, pela Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto e pela Associação de Moradores da Lomba, a intervenção acolhe como artista residente, Taras Polataiko, da Ucrânia. Fascinado pela geometria e arquitectura das casas do bairro, Polataiko prepara-se para produzir, em material inquebrável, um labirinto. A instalação "que deve ter uma componente prática, podendo ser utilizada pelas crianças, representa a própria arquitectura das casas e a disposição geométrica do bairro", afirma o artista.
A orientar as visitas do novo morador pelo bairro, o presidente da associação local confessou que a população tem recebido o artista com tanto entusiasmo que "até já tem um clube de fãs".
As três propostas encontram-se em desenvolvimento, em construção e abertas a visitas. A conclusão das obras está agendada para o próximo dia 20. Até lá, artistas e população trabalham em conjunto num processo criativo rumo à integração e valorização socio-cultural.