Sunday, January 28, 2007

Coliseu: AMIgos à parte

Noite de revisão sonora do concerto AMIgos, ontem no Coliseu do Porto. De olho no retrovisor, o evento perdeu alguma força relativamente ao fundacional e histórico "AMIpelaASIA, de 2005. Menos bandas e mais afastadas em termos sonoros, para além, da ausência do conceito de "festa", o concerto conquistou menos público, mas mesmo assim conseguiu produzir alguns momentos singulares, com os autores do "Rock in Rio Douro" (ainda tenho o vinil) em destaque.
Apesar da aridez de repertório original, os GNR protagonizaram, de facto, o "act" da noite, com um Reininho desconcertante, endiabrado, irresistível. Com a voz a dar claros sinais de uma ansiada recuperação, Reininho sublinhou todo o carisma, magnetismo e inteligência de um verdadeiro"frontman", auxiliado pelo "dandísmo" tão querido da pop "made in Porto", conferir e/ou revisitar Pedro Abrunhosa.
Apesar do "overall" positivo, a noite reflectiu um ano pobre em termos de colheitas sonoras arrojadas. Com Toranja em "stand by", Ez Special em "coma", Pluto e Clã em "pousio", só mesmo "Fácil de Entender" dos The Gift poderia levar a noite para alguma actualidade. A ausência não só do colectivo de Alcobaça, como também dos restantes acima mencionados, deu algum espaço de manobra aos Fingertips que, discretamente, continuam a marcar pontos na nova pop e a construirem uma carreira que ainda pode surpreender muito céptico. Fica como retrato final, a atmosfera solidária e simpática de toda a gente. "Circo de Feras". "Sub 16". Sorrisos e muita solidariedade. Encontro marcado para 2008.

1 comment:

Isabel Mar said...

perdi o minúsculo cartão de memória do telemóvel e conseguiste encontrá-lo ... incrível ... dei-te um beijo na cara e gostaste ... ;) sim, encontro para o próximo ano