Saturday, January 22, 2005
Concerto: AMI pela Ásia no Coliseu do Porto
Grande noite hoje no Coliseu do Porto. Xutos, The Gift, Clã, Mesa entre muitos outros juntam-se logo a partir das 21h00, no Coliseu do Porto, para o megaconcerto "AMI pela Ásia". Naturalmente, lá estarei, não só pela causa e conceito arte-solidária, mas também pelo som e pela amizade que me une as várias pessoas que organizam o evento, em especial à Isabel Martinho, a incansável mentora e produtora de grande parte da iniciativa. A alma anónima por detrás do projecto. Últimas novidades antes do espectáculo: Álvaro Costa será o animador de serviço com Cátia Sul no apoio VJ. Logo à tarde a partir das 18h00, Xutos, Mesa e Fingertips passam pela Fnac de Sta. Catarina para uma maratona preparatória, em formato "show-case", com sessões de autógrafos pelo meio. Após o concerto no Coliseu, "after-party" de descompressão no ACT. Fica o convite. Apareçam...
Posted by
Anastácio Neto
at
03:52
1 comments
Labels: Música, Solidariedade
Friday, January 21, 2005
Programa da Casa da Música: "Ritual do lo habitual"
Se a presença respeitável do veterano Lou Reed não espantou ninguém, o que dizer da inclusão dos Xutos e Pontapés e Pedro Abrunhosa no programa de abertura da Casa da Música, agendado de 14 a 24 de Abril. Soa, naturalmente, a uma união de facto entre Queima das Fitas e Porto Sound, sobretudo quando os responsáveis apresentam o cartaz como sendo de nível europeu. Segue-se um concerto de Gala, com a Orquestra Nacional do Porto a interpretar "Fanfarra" dirigida pelo maestro António Vitorino e o pianista Alfred Brendel a revisitar Mozart, Shumann, Schubert e Beethoven. Uma desilusão no mínimo ou será que a Europa começa na VCI e termina na Ribeira?
Posted by
Anastácio Neto
at
01:47
1 comments
Música: Vítor Rua no TCA
Para os leitores mais atentos esta chamada de atenção na surpreende, visto que considerei, para espanto de algumas tribos, o concerto do Vítor Rua, no Contagiarte, como o melhor momento "live" de 2004. Para quem não teve a oportunidade de assistir ao referido espectáculo fica a recomendação de logo à noite ir até ao Teatro do Campo Alegre, onde o guitarrista subirá novamente a "Caravan". Registe-se que o concerto insere-se no 2º e inesperado Encontro Internacional de Poesia e Performance do Porto - "Em Voz Alta", evento comissariado por Rosa Alice Branco, com as participações de Alberto Pimenta, Ana Hatherly, Rodolfo Hasler, Valter Hugo Mãe e Dead Combo, entre outros.
Posted by
Anastácio Neto
at
01:34
0
comments
Labels: Música
Dança Contemporânea: "Em Resumo" no Rivoli
A primeira certamente de poucas propostas de dança contemporânea a subir ao palco do do Rivoli. Projecto "Em Resumo" conhece hoje à noite uma única apresentação no Grande Auditório. Fui espreitar parte do ensaio e fiquei com boas indicações. O trabalho lança uma série de pistas de reflexão sobre o corpo enquanto objecto, matéria, utensílio do processo criativo, que me pareceram interessantes, apesar de carecerem de desenvolvimento e alguma criatividade. A concepção e direcção artística é da responsabilidade de Joclécio Azevedo, jovem natural do Brasil, formado no Balleteatro, com grande parte do seu trabalho desenvolvido no Porto, com algumas residências no estrangeiro, a última das quais no Laban de Londres. Dividido em duas partes, a proposta apresenta primeiramente uma reflexão centrada no carácter utilitário do corpo, recorrente dos ambientes marcadamente performativos da obra Joclécio, para depois avançar para um segundo momento de desconstrução de narrativas, procurando oferecer ao espectador uma obra aberta com várias leituras interpretativas.
Posted by
Anastácio Neto
at
01:09
0
comments
Labels: Dança
Thursday, January 20, 2005
Literatura: 82º aniversário de Eugénio de Andrade
Acabo de chegar a casa vindo da Fundação Eugénio de Andrade, aqui no Porto, onde há poucas horas atrás se celebrou o 82º aniversário do poeta. A ocasião foi oportunamente aproveitada pelo Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para editar o nº 5 da revista "Textos e Pretextos", integralmente dedicada à vida e obra de Eugénio de Andrade. Num auditório completamente esgotado, após a vertente académica de apresentação da excelente publicação, a cargo de Rosa Maria Martelo, poetas consagrados, como Manuel António Pina ou Jorge Sousa Braga, e jovens talentos, Rui Lage e Filipa Leal, emprestaram voz à lírica de Eugénio de Andrade recitando poemas e confessando a admiração, respeito e amizade que os une à vida e obra de um dos escritores mais influentes da literatura portuguesa do século XX. Tive, naturalmente, a oportunidade de conversar com algumas das figuras presentes e testemunhar que, para além da habitual troca de galhardetes entre habitantes da mesma "tribo", triunfou uma troca de afectos, experiências e memórias que unem o poeta a uma parte bastante significativa da força intelectual da cidade do Porto. Arnaldo Saraiva, como presidente da Fundação Eugénio de Andrade, presidiu à cerimónia, confessando, no final, que este encontro geracional de autores acaba por manifestar que "apesar da saúde do escritor se encontrar débil, a obra do poeta está viva e com boa saúde".
Destaque final, para a publicação "Textos e Pretextos", dirigida por Margarida Gil dos Reis. Neste nº 5, sob coordenação de José Pedro Ferreira, os estudiosos de literatura têm a oportunidade de encontrar um manancial bibliográfico, passivo e activo, absolutamente incontornável para futuras investigações e um série rigorosa de sete ensaíos sobre as grandes temáticas em torno da obra de Eugénio de Andrade, dos "lugares marítimos", de Rute Beirante, a "plantas, frutos, e animais", de Ricardo Paulouro, passando pela "forma de pensar a sexualidade", de Paulo Simões Mendes. Para além, de poemas e cartas manuscritas e uma completíssima cronologia, os interessados em penetrar no universo de Eugénio de Andrade têm ainda à sua disposição um conjunto de testemunhos sobre o impacto da obra do poeta da autoria de figuras das artes e letras como António Lobo Antunes, Mário Cláudio, Ângelo de Sousa, e Nuno Júdice, entre outros.
Posted by
Anastácio Neto
at
01:44
0
comments
Labels: Literatura
Monday, January 17, 2005
World Press Photo no Fórum da Maia
Pelo 5º ano consecutivo, o Fórum da Maia acolhe a exposição "World Press Photo". Tive a oportunidade de assistir a inauguração do evento, no sábado à noite, e de visitar a excelente colheita fotográfica 2003. Em termos gerais, a Guerra no Iraque acabou mesmo por dominar a atenção dos trabalhos mais superlativos, com alguns desvios chocantes pela condição da mulheres no Afeganistão. Realidade que importa descobrir ou reconhecer.
Em conversa com a respresentante da Fundação World Press Photo, Emily Kerckhoff salientou as histórias por detrás das imagens, destacando, inevitavelmente, o trabalho do francês Jean-Marc Bouju, da Associated Press, que conquistou o prémio de fotografia do ano, pela forma como "apresenta uma imagem de ternura, num contexto violento", justificou a comissária holandesa. A fotografia revela um prisioneiro de guerra encapuçado abraçando o seu filho, de cinco anos, na base militar de An Najaf, no sul do Iraque. Triunfa precisamente pelo valor simbólico e emocional. Paralelamente, encontram-se também patentes trabalhos do Prémio Visão. Com um júri da 4ª edição presidido por Sabastião Salgado, o trabalho vencedor é da autoria do "free lancer" José Manuel Bacelar, que assim substitui com mérito o meu amigo e colega Paulo Freitas. A fotografia revela da tragédia dos incêdios no Verão de 2003, representada na luta de um popular contra o avanço das chamas num incêndio florestal na Sertã. Presente na inauguração, tive a oportunidade de conversar com o autor que recordou a noite em que realizou o trabalho. Alertado para o incêndio pela televisão, saltou à meia noite do dia 6 de Agosto de 2003 para um carro numa viagem Braga-Sertã, de dias horas e meia. No final, valeu o sacrifício. Conseguiu um fotografia notável. Ambas exposições, de exelente qualidade, estão patentes ao público no Fórum da Maia até dia 6 de Fevereiro.
Posted by
Anastácio Neto
at
03:16
0
comments
Friday, January 14, 2005
Quintas de Leitura com mais música em 2005
O Teatro do Campo Alegre (TCA) acolheu "Duelos ao Sol", a primeira sessão das Quintas de Leitura deste ano. Assisti, resisti e dirigi com satisfação o espectáculo não só pelas propostas poéticas a duas vozes, como também, e sobretudo, pelo brinde Ana Mar e J. P Simões. No final, conversei com João Gesta e com o Belle Chase fora do Hotel. Deixo algumas pistas para o cartaz 2005, que promete, desde já, reforçar a aposta na música "made in Porto". O confronto entre escritores consagrandos com nomes menos conhecidos da arena literária prossegue ao longo do ano, enquanto o formato das entrevistas parece morto e enterrado.
Produzido pela Caixa Geral de Despojos, projecto "resindente" do TCA, a proposta "Duelos ao Sol" triunfou, num primeiro momento com a dupla Filipa Leal e Naná Menezes a navegar sobre a maré surreal de Alexandre O´Neill, depois com Sandra Salomé e Pedro Lamares a recitarem extractos das "Três Cartas da Memória das Índias" de Al Berto, e finalmente, na descarga poética central do espectáculo, com Isaque Ferreira e Daniel Maia-Pinto Rodrigues algures entre o lírismo de Fausto e a "América" desconcertante de Ginsberg. J. P. Simões e Ana Deus fecharam uma noite com temas adaptados: "Se Por Acaso", "Vestido Vermelho" e "A Lenda do Homem Pássaro". Sessão nutritiva, equilibrada, satisfatória, sobretudo, criativa e audaz.
Quando às novidades das "Quintas" para este ano ficam alguns avisos à navegação. Já em Fevereiro os Plaza, com Quico Serrano ao leme, atacam com pop textos de Pedro Mexia; em Março, mês Reininho, o público pode contar com presença do GNR e as ballas de Armando Teixeira. No mês seguinte, num dos espectáculos a não perder, Vítor Rua e Nuno Rebelo dão música ao corpo de Vera Mantero, com a obra "Investigações Geométricas", de Gonçalo M. Tavares a conhecer a luz do dia. Finalmente, em Maio, José Luís Peixoto regressa às "Quintas" para celebrar o 5º aniversário do nascimento de "Morreste-me" com concerto a cargo do excelente Old Jerusalem. A encerrar o semestre, a Caixa Geral de Despojos propõe o audacioso "T3+Rum", uma descaga de álcool e poesia a ocupar um dos apartamentos do TCA.
Posted by
Anastácio Neto
at
23:46
1 comments
Labels: Literatura, Música
Wednesday, January 12, 2005
Fantasporto: linhas gerais do cartaz 2005
Assisti ontem à primeira apresentação oficial do programa do Fantasporto 2005. Ao celebrar as bodas de prata do certame instiga, a partir do próximo dia 21 de Fevereiro, ao confronto artístico entre Ocidente e Oriente, com cinema norte-americano e sul coreano na linha da frente de uma batalha com final imprevisível. Entre "bockbusters" norte-americanos, como "Constantine", e propostas de autores asiáticos, como "One Missed Call", do japonês Takeshi Miike, o cartaz 2005 contém várias novidades de interesse, enquanto, por outro lado as actividades paralelas ficam um pouco aquém das iniciativas inicialmente previstas. Recorde-se que no ano passado a Dorminsky anunciou uma maratona de 25 filmes no Rosa Mota, espectáculos de teatro... Apesar das limitações e dos cortes financeiros de mais de dezena e meia de empresas e instituições privadas, o Fantas arranca e promete ser um dos eventos mais interessantes do primeiro trimeste 2005.
Das novidades da edição comemorativa dos 25 anos, destaque para duas novas secções "Porto em Curtas", que rivaliza com as Curtas de Vila do Conde, e "Anima-te", que coloca em xeque o Cinanima de Espinho. Acrescente-se ainda heterogéneo programa de música, "Fantas Sound", o Porto Sound que se cuide, que inclui uma série de oito espectáculos do rock ao pop, do folk ao jazz e blues, no eternamente por restaurar Teatro Sá da Bandeira.
Do cartaz 2005, destaque inicial e incontornável para a estreia europeia, do mega projecto "Constantine" de Francis Lawrence. Com um orçamento recorde de 300 milhões de euros, a adaptação ao grande ecrã da obra de banda-desenhada "Hellblazer", editada pela DC/Vertigo e escrita Kevin Brodbin,Mark Bomback e Frank Capello, apresenta Keanu Reeves como protagonista, numa obra que segundo Mário Dorminsky, se
aproxima de "Matrix". Entre candidatos a óscares e vencedores de festivais internacionais, sublinhe-se a exibição no Fantas do surpreendente "Oldboy", do sul-coreano Chan-Wook Park, um "thriller" criativo que arrecadou, entre outros, o prémio especial do júri em Cannes; e o mais do que provável vencedor dos alguns Globos de Ouro e candidato às estatuetas douradas, "Sideways", de Alexandres Paine, um dos filmes do momento nos EUA. Na área competitiva registe-se a antestreia de "Nothing" e a presença especial do respectivo realizador Vincenzo Natalli ("O Cubo" e "Cypher"). Para aos amantes de emoções fortes, o certame reserva "Saw", de James Wan, considerado com um mais assustadores filmes de terror dos últimos tempos. Destaque ainda para "Primer", de Shane Carrut, um cocktail de ficção-científica recheado de efeitos especiais venceu o Festival de Sundance.
Finalmente, pelo segundo ano consecutivo, o Fantas exibe algumas das mais criativas obras do fantástico nascidas, naturalmente, em território asiático e que depois de terem conquistado público do certame têm vindo a ganhar terreno no circuíto cinematográfico nacional. Vindo do Oriente, o Porto recebe em antestreia dos mais recentes trabalhos de Shinia Tsukamoto e Takashi Miike, entre outros realizadores de culto.
Mais novidades em breve...
Posted by
Anastácio Neto
at
01:52
1 comments
Labels: Cinema
Fantasporto: Fantas Sound
Conjunto de concertos a atingir o Teatro Sá da Bandeira inserido na 25ª edição do Fantasporto. Destaque inevitável para os Xutos, provavelmente a última oportunidade de ver e ouvir a banda de Tim e Zé Pedro em formato acústico, o jazz dos João Bosco, numa noite certamente inesquecível e finalmente os Mesa, colectivo d J.P. Coimbra, um dos projectos mais interessantes da pop actual. Fica a agenda:
Fevereiro
Dia 25 - Milladoiro
Dia 26 - Xutos e Pontapés
Dia 27 - João Bosco e Trio
Dia 28 - Fairport Convention
Março
Dia 1 - Mesa
Dia 2 - Maria Viana
Dia 3 - Daemonia
Dia 4 - Plaza
Posted by
Anastácio Neto
at
01:42
0
comments
Labels: Música
Tuesday, January 11, 2005
Concerto de Solidariedade: Blasted Mechanism
Uma das mais recentes novidades do poderoso cartaz do concerto "AMI pela ÁSIA" a subir ao palco do Coliseu do Porto no próximo dia 22, são os Blasted Mechanism. O evento que inclui, entre outras, as participações dos Xutos e Pontapés, The Gift, Mesa e Clã, está a ser organizado pela AMIarte, núcleo cultural da Delegação Norte da Assistência Médica Internacional. Isabel Martinho, da AMIarte, adiantou-me que muito em breve revelará o cartaz final do mega-espectáculo. "Neste momento - confessou a produtora - o número de bandas a querer participar neste projecto superou todas as expectativas". Para além da disponibilidade das bandas a responsável encontrou resposta favorável em empresas ligadas ao sector do espectáculo. "Fiquei agradavelmente surpreendida pela forma como diversas instituições se disponibilizaram, desde logo, oferecendo o mais diverso apoio logístico, desde a equipe de seguranças aos técnicos de som".
Posted by
Anastácio Neto
at
01:00
0
comments
Labels: Música, Solidariedade
Sunday, January 09, 2005
Concerto de Solidariedade: GNR e Blind Zero
Mais dois nomes a acrescentar ao cartaz do concerto de solidariedade do próximo dia 22 no Coliseu do Porto: GNR e Blind Zero. Efectivamente, a banda de Reininho inicia da melhor forma as celebrações do 25º aniversário, enquanto o projecto de Miguel Guedes teve a coragem de colocar em "stand by" as gravações do sucessor de "The Way to Bleed Your Lover", nos estúdios do Mário Barreiros, para se juntar à festa da AMIarte.
Espera-se um concerto "long-play", ao vivo e a cores, para mais tarde recordar. Entretanto, muitas novidades do cartaz e não só ainda estão para revelar...
Posted by
Anastácio Neto
at
01:00
0
comments
Labels: Música, Solidariedade
Thursday, January 06, 2005
Concerto de Solidariedade: Clã e Mesa
Depois das presenças dos Xutos e Pontapés e The Gift, os Clã e os Mesa são para já mais duas bandas a juntarem-se, no próximo dia 22, ao Concerto de Solidariedade pela Ásia, organizado pela AMIarte em parceria com a produtora Ritmos. Provavelmente, dois dos projectos mais interessantes na área do pop, o colectivo de Vila do Conde pelo excelente "Rosa Carne", na minha opinião, um dos melhores registos de 2004, e a banda liderada por J.P.Coimbra vai com uma segurança e inteligência invulgares no contexto da música portuguesa construíndo uma carreira sólida e consistente com concertos de grande qualidade. No Coliseu, a projecto de liderado por J.P Coimbra surge com a participação especial de Rui Reininho.
Entretanto, o cartaz para o concerto "Música e Solidariedade" não se encontra fechado, existindo outras duas bandas que prometem subir ao Coliseu num dos espectáculos de música mais interessantes, pelo menos, do primeiro trimestre de 2005.
Mais novidades para breve...
Posted by
Anastácio Neto
at
14:01
6
comments
Labels: Música, Solidariedade










