A "Alternativa" ao COMÉRCIO
Mês de Agosto promete momentos históricos para a imprensa "made in Portugal". Poderá "O Comércio do Porto" renascer das cinzas como cooperativa de jornalistas? A "Alternativa" já está em marcha. Novidades para breve...
Sugestões, críticas e pensamentos sobre Arte e outros vícios
Mês de Agosto promete momentos históricos para a imprensa "made in Portugal". Poderá "O Comércio do Porto" renascer das cinzas como cooperativa de jornalistas? A "Alternativa" já está em marcha. Novidades para breve...
Posted by
Anastácio Neto
at
00:31
5
comments
Labels: Política
"O Comércio do Porto" morre hoje com 151 anos. Portugal continental perde a seu mais antigo jornal, o Porto uma referência histórica, eu o meu emprego... Agosto não será um mês de férias, mas de luto pela perda física e emocional e de luta por um lugar de trabalho e sustento. Guardo memórias e reflexões sobre esta semana negra e desconcertante para mais tarde. Desculpem-me, mas sinceramente, ainda estou um pouco abalado... vi e senti gente que admiro, companheiros de trabalho, amigos, excelentes profissionais a chorarem de impotência e desespero... a forma como o pessoal está a ser despedido de um jornal centenário numa cidade invicta faz-me lembrar, com todo o respeito, os operários de uma qualquer multinacional do calçado a laborar no Bangladesh... é revoltante a lógica selvagem do lucro sem rosto nem moral e a impotência e, por vezes, cinismo de algum poder político.
Posted by
Anastácio Neto
at
00:49
9
comments
Labels: Política
"O Comércio do Porto" e "A Capital"
Posted by
Anastácio Neto
at
03:28
1 comments
Labels: Política
Entrevistar Dulce Pontes no Aeroporto Sá Carneiro sobre um concerto cancelado e um disco por editar...
Posted by
Anastácio Neto
at
02:49
0
comments
Labels: Música
Exercício de zapping entre National Geographic, Private e MTV2, "9 Songs" traduz o pior do cinema "indie" britânico. Depois do interessante "24 Hour Party People", Winterbotton recua na originalidade e apresenta um produto cansativo e pretensioso. "9 Canções" interrompidas por sexo e congeladas num iceberg com 69 minutos de banalidades. Black Rebel Morotcycle Club, The Von Bondies, Elbow, Primal Scream, The Dandy Warhols, Super Furry Animals, Franz Ferdinand, Michael Nyman são algumas das vítimas.
Posted by
Anastácio Neto
at
02:23
3
comments
Labels: Cinema
Depois de uma semana plena de entrevistas chatas, entre belezas americanas de jazz/botox e hip-hop barrista com sotaque do Porto... fim-de-semana de coma, reservado à digestão de "Bono por Bono". Livro-entrevista de Assayas. Enquanto não chega a Nobel da Paz, trabalho forçado de arquelogia pop dos últimos 20 anos para consumo de fãs "harcore", com poucas revelações pelo caminho. Postura diplomática, estética "cool" de Bono ganham terreno à estrela rock que em página alguma chega a tirar os óculos D&G. Fixada a imagem de activista e católico, o registo afirma-se como um exercício paparazzi onde entrevistador e entrevistado ganham o que o leitor perde: uma oportunidade para repensar estruturas pop num contexto de criatividade industrial e ideologias instantâneas.
Posted by
Anastácio Neto
at
20:17
1 comments
Labels: Música
Hoje de manhã avistei um grupo de jovens a correr pela Rua da Alegria em direcção aos Aliados. Será que foi um arrastão?
Posted by
Anastácio Neto
at
04:08
0
comments
Labels: Política
Resultado parcial de uma conversa antecipando o show-case na Fnac/Stª Catarina, Porto. O excelente "Soma", primeiro longa duração dos The Ultimate Architects, a servir de ponto de partida. D. Architect, líder do quinteto lisboeta, entre delírios cinematográficos de Cronenberg aos perigos da manotecnologia, uma viagem pelo imaginário de um dos projectos mais interessantes da electrónica nacional que pode ser acompanhada na integra no site dos Ultimate Architects ou na versão impresa do Comércio de dia 17.
Posted by
Anastácio Neto
at
02:29
11
comments
Labels: Música
Actualmente Hollywood enfrenta a pior crise dos últimos 20 anos. Os aliens da "Guerra dos Mundos", "Batman" e o "Quarteto Fantástico" juntos não chegam para atrair mais público às salas de cinema. "Remakes" de qualidade duvidosa, aumento do preço dos bilhetes e ascensão do DVD são alguns amantes responsáveis por um divórcio que começa a preocupar a indústria. Se o séc. XX foi o da imagem cinematográfica, o XXI abre-se para outras paragens digitais. Na realidade, as salas de cinemas dos EUA e Canada estão cada vez mais vazias. As receitas de bilheteira em queda livre de 4,6 biliões de dólares para 4,2.
"A Paixão" de Mel Gibson que somou 370 milhões. Este ano seguem-se sequelas atrás de sequelas, adaptações da Marvel e o público já não quer saber de super-heróis, começando a perder a paciência e o interesse. Sobram comédias românticas e faltam ideias frescas, argumentos interessantes. Ir ao cinema é cada vez mais um exercício de previsibilidades. Os espectadores já não pedem para ser arrebatados, saindo das salas razoavelmente satisfeitos. O "ah não foi mau" substitui o "uau foi espectacular". Os cinemas europeus também não escapam à crise até por que 90 por cento dos filmes que exibem são "made in Hollywood". Na Alemanha as estatísticas apontam para uma queda de quase 20% na venda de bilhetes. Italia e França: 17%. Ao entrar no século XXI o cinema parece um entretenimento moribunda.
Posted by
Anastácio Neto
at
12:48
0
comments
Labels: Cinema
"A música é a mais popular forma de arte entre os jovens músicos portugueses... As novas criações revelam ideias, emoções, gostos, influências, de uma sociedade em constante mutação, permeável a toda a informação que lhes chega através da Internet, da televisão, da rádio, dos jornais, das sms e das outras formas de arte."
Texto extraído do folheto "Programação Julho 2005", da Casa da Música, "Concurso Estado da Nação - 1ª Eliminatória, sexta-feira, dia 15".
Posted by
Anastácio Neto
at
21:24
2
comments
Labels: Música
Aparentemente, segundo o JN de hoje, a Casa da Música vai fechar na segunda quinzena de Agosto. A instituição encerra "para manutenção e limpezas profundas, mantendo-se aberta, apenas, a bilheteira para dar informações ao público", esclareceu o departamento de assessoria de imprensa ao JN, justificando: "entendemos que o período mais forte ocorre na primeira quinzena de Agosto, sendo a segunda, apenas, residual. Além disso, a própria cidade entra de férias nessa altura do ano". Palavras para quê. É Portugal no seu melhor estilo.
Depois de apenas pouco mais de três meses de trabalho a Casa da Música já necessita de "limpezas profundas"? Provavelmente ao nível do pessoal, acrescento. "A própria cidade entra de férias nessa altura do ano" é uma desculpa provinciana que releva toda a falta de ambição de um projecto de Estado.
Posted by
Anastácio Neto
at
12:35
3
comments
Labels: Música
"Se compro um Picasso, isso não me dá o direito de o cortar ou de pintar sobre ele e alterar as suas cores sob o pretexto de que é meu, de que o paguei e me pertence", Woody Allen.
"Interromper um filme, mortifica-lo com a inserção de spots publicitários, é uma acção criminal que deve ser regulada pelo código penal", Federico Fellini.
Estreia hoje na Espanha documentário "Cineastas contra magnates" do realizador catalão Carlos Benpar. Ler crítica no El pais.
Acrescentaria relativamente à penosa questão da inserção de spots publicitários entre filmes e da respectiva anulação de formato e créditos, de que, em Portugal, esta realidade conhece na TVI o melhor dos exemplos. É provavelmente o único canal exclusivamente dedicado à publicidade, embora por vezes, a interrompa com alguns filmes e telenovelas de gosto duvidoso. Sinceramente já não tenho paciência.
Posted by
Anastácio Neto
at
12:21
1 comments
Labels: Televisão
Os cerca de 12 mil soldados norte-americanos, na sua grande maioria estacionados nas bases de Lakenheath e Mildenhall em Suffolk, foram ontem aconselhados para não se aproximarem de Londres. Familiares e pessoal de serviço receberam a mesma nota para se manterem afastados da capital britânica. Um porta-voz da USAF afirmou que se trata apenas de "uma medida de prudência para garantir segurança aos nossos soldados, civis e suas respectivas famílias". Uma medida que, para além de entrar em rota de colisão com o discurso do sempre destemido Bush, abre um precedente nas relações USA/GB. A resposta mais adequada de Blair seria, desde logo, retirar as tropas britânicas do Iraque, utilizando o mesmo argumento de segurança. Ou será que Londres é uma cidade mais perigosa do que Bagdad?
Posted by
Anastácio Neto
at
12:14
0
comments
Labels: Política
"America did not change on September 11, it only became more itself""The Thoughtful Superhawk" título/hiperligação da entrevista de Susan Windybank a Robert Kagan publicada na Policy. Leitura obrigatória para compreender a origem de alguns pontos de atracção e repulsa entre Europa e EUA.
Posted by
Anastácio Neto
at
02:16
0
comments
Labels: Política
Ressaca 2001 - Capital Europeia da Cultura travou trabalho de cruzamento e construção de novos públicos e sensibilidades artísticas na cidade, alimentando um novo-riquísmo latente na burguesia provinciana do norte. Actuamente, grande prémio de automóveis antigos de Rui Rio acelera na Boavista e a "Amália" (em versão internacional) de La Féria regressa ao teatro desta vez no Sá da Bandeira. Por vezes, sinto que a cidade, depois de parar no tempo, iniciou uma inversão de marcha rumo ao passado. Qualquer dia, ao cruzar a Av. dos Aliados ainda sou confrontado com uma ruidosa feira medieval.
Posted by
Anastácio Neto
at
01:56
0
comments
Labels: Política
Para os mais pessimistas um sucesso, enquanto para a maioria dos activistas uma desilusão. Provavelmente, ambos têm razão. O G8 conseguiu, por um lado, duplicar a ajuda para combater a fome e a SIDA em África, mas por outro, relativamente ao comércio justo e às alterações climáticas tudo permanece na mesma. Um olhar esquemático sobre as expectativas e a realidade saída dos G8.

Posted by
Anastácio Neto
at
13:13
0
comments
Labels: Política
Nas manchetes da imprensa britânica de ontem podia ler-se "One Sweet Word: London." A cidade não teve tempo para ressacar a vitória olímpica sobre os eternos rivais franceses nem Blair para sorrir na Escócia perante um aparentemente fleumático Chirac. As explosões no Metro e nos autocarros londrinos acordaram o mundo ocidental para a fenómeno da terrorismo.
istória pós-moderna através da simplificação que oculta o essencial. Orwell há muito que deixou de ser um profeta. A política neoconservadora dos falcões da Casa Branca é uma das causas centrais destes ataques terroristas. Tende, sob a falsa moralidade da compaixão, converter o mundo árabe à "pax americana". Uma nova cruzada parece erguer-se. Novo milénio abre-se ao terror e brutalidade medieval exponenciada pelas novas tecnologias da guerra financiada pela Lockheed Martin, empresa que Lynne Cheney, esposa de Dick Cheney, vice-presidente dos EUA, tão bem conhece. Só os mais ingénuos se podem dar ao luxo de ficar surpreendidos com as explosões de ontem em Londres. Não estará a Europa a colher o mal que semeou e uma aliança com os EUA contra a opinião e o bom senso público?
Posted by
Anastácio Neto
at
00:41
2
comments
Labels: Política
Post conclusivo ou/e em aberto, tendo em conta a discussão gerada pelo original, "Infantilização da estética feminina", remeto para possíveis análises complementares, que derivaram parcialmente do "input" sobre estética/consumismo, para o excelente artigo "Consumismo" publicado no cinecultura.
Posted by
Anastácio Neto
at
00:26
6
comments
Labels: Espiritualidade
Foto, capa e repectivo tema central do Blitz desta terça-feira são históricos sob vários aspectos. "As Canções de Engate - As músicas do Salão Erótico e as outras que fizeram lá falta" é uma afronta clara ao "24 horas" que parece finalmente conhecer no novo Blitz um insuspeito concorrente. A fotografia de capa remete para um universo porno-popular que, sinceramente, me surpreendeu, pois julgava ausente das apostas editoriais portuguesas ligadas aos universos musicais. Depois de piscar o olhos à NME, a mais recente metamorfose do Blitz revelou nesta semana uma pulsão pela vulgaridade unicamente comparável ao pior do audiovisual português ou à versão brasileira Blitzerótica. Espero pelo engano.
Posted by
Anastácio Neto
at
19:58
0
comments
Ballet Gulbenkian extinto pela respectiva fundação. Capital Nacional da Cultura em 2006 anulada pela ministra da Cultura. Companhias teatrais do Norte em coma induzido pelo Instituto das Artes. Entretanto, vamos ter OTA´s e TGV´s. É o regresso à política do betão.
Posted by
Anastácio Neto
at
15:23
0
comments
Labels: Política