Thursday, November 18, 2004

Debate: Instrumentos musicais e IVA

Hoje tive a oportunidade de ir à Fnac de Stª Catarina assitir a um intitulado "debate" centrado no IVA e instrumentos musicais. Qualquer espaço de reflexão foi prontamente anulado por um painel de convidados, escolhidos como patrocinadores do concurso-desafio da Rockmusic, pouco ou nada interessados em alterar o "status quo" do mercado. Para Renato Gomes, representante da Fender Ibérica, em Espanha é que se está bem, pois os instrumentos sofrem apenas 16 por cento de IVA, em Portugal é uma vergonha ter livros a 5; guitarras e CD a 19. Toda a gente de acordo. É só transformar Sampaio e Santana em cruzados, enviá-los numa nau para o norte de África, esperar que desapareçam e que sejamos novamente governados pelos nuestros hermanos "filipes", mas desta vez equipados pelo el Corte Inglés.
Empenhado em animar o "debate", Ricardo Dias, da loja Rockmusic, confessou que o pessoal ligado ao sector de música (vendedores, importadores, músicos, editoras, etc) tinha era de se juntar para alterar o estado das coisas, fazer pressão, barulho qualquer coisa. De acordo. No entanto, à pergunda atirada para a mesa: então por que é que não se juntam e fazem qualquer coisa? Estão à espera do quê? Depois de muitas hesitações e alguns desvios, a resposta do lojista foi tão lacónica quanto desconcertante: "porque existe muito comodismo, sobretudo na geração mais velha". Ficámos a saber que a questão do IVA é desde logo um problema geracional.
Na verdade, o OE para 2005 não prevê qualquer mudança ao nível das taxas de IVA para os instrumentos musicais, e pelos vistos, se depender do sector de venda, importação ou revenda, não será de prever grandes alterações pelo menos enquanto a "geração mais velha" continuar a reinar. Até por que, no final das contas, quem paga a factura é mesmo o consumidor. E quando digo consumidor estou a referir os pais do jovem adolescente que está a começar a tocar e quer fazer uma banda na garagem mais próxima e não aos "ruis velosos" nem aos "pedros abrunhosas". Mas esses, os consumidores, fétichistas ou não, estranhamente ficaram do outro lado da mesa a ouvir palermices...

No comments: