Monday, January 03, 2005

2005 pela voz dos agentes culturais do Porto

Expectativas moderadas, desejos urgentes, antevisões realistas e uma maré de desabafos terapêuticos são debitados na primeira pessoa por alguns protagonistas culturais das esfera nacional. De costas voltadas para 2004 e com os olhos bem postos no novo ano, conversei via telefone com músicos, actores, encenadores, gente do cinema, dos palcos e da programação cultural que fizeram uma breve radiografia do ano findo, denunciando problemas de resolução preemente e destacando ambições, sonhos, esperanças e utopias para 2005.
Com ironia inteligente e sarcasmo desconcertante, Rui Reininho olha de soslaio para um dos eventos do ano, a inauguração da Casa da Música, agendada para 14 de Abril. "Sinceramente não me faz falta. Já vivi tantos anos sem a Casa da Música que certamente não me irá fazer grande diferença. Depois de tantos falsos alarmes, não tenho grandes esperanças numa casa dirigida por carreiras políticas". Para a voz dos GNR - que este ano celebram 25 anos de carreira - a realidade da música não tem evoluído favoravelmente. "Há quanto tempo não vemos na televisão um programa sobre bandas como os Xutos ou uma emissão de jazz? Temos sempre o Natal dos Hospitais. Sinceramente, só apareço lá se for da cadeira de rodas", afirma. Relativamente aos festivais de Verão, Reininho dispara: "é necessário estar dentro de certos lobbies. Por exemplo, nós não fomos ao Rock in Rio por estarmos desligados de determinados lobbies".
Já Miguel Guedes, outra das vozes do rock "made in Porto", "a cultura tem sido tratada em Portugal como um bem de segunda necessidade". O vocalista dos Blind Zero, que a partir de quinta-feira entram no Estúdio de Mário Barreiros para gravar o sucessor de "A Way To Bleed Your Lover", espera que a Casa da Música seja "uma oportunidade para a cidade se abrir a todo o tipo de música da popular ao rock".
Opinião partilhada por João Vieira, dos X-Wife, que neste momento se encontram em digressão ao lado dos Wray Gunn. Para o vocalista e guitarrista do colectivo do Porto um dos desafios a enfrentar este ano é a revolução digital. "O fenómeno dos i-pods e ficheiros mp3 está, e vai continuar em 2005, a mudar o consumo da música, sobretudo nas camadas mais jovens", afirma. Para as bandas que têm um target com conhecimentos informáticos é necessário ter em conta que a venda de CD´s vai dar lugar a compra online de temas. "Podemos assistir ao regresso da cultura dos singles, com o público a adquirir temas em vez de álbuns", afirma o músico.
Unânimes, os agentes ligados às artes de palco esperam que o Governo considere a cultura como elemento essencial para o desenvolvimento do país. Com a eterna questão do financiamento sempre no horizonte, actores e encenadores esperam e desesperam por políticas a longo prazo. Norberto Barroca, do Teatro Experimental do Porto, deseja que em 2005 "haja uma política cultural que valorize o teatro". Mais caústico e desassombrado, o actor Óscar Branco considera que "a Câmara Municipal do Porto tem exterminado a cultura na cidade" e que "o Ministério da Cultura não tem existido. O ano de 2004 - afirma o actor - é para esquecer o mais depressa possível".
Catarina Martins, da Visões Úteis, espera que a cultura seja considerada como um bem de primeira necessidade e que se resolvam questões como o estatuto dos artistas e se encontre uma urgente estabilidade nas políticas culturais. "Não podemos estar dependentes de demissões de secretários de Estado ou de ministros", afirma. Opinião partilhada por Rosa Quiroga, da Assédio, que apela ainda à abertura das infraestruturas teatrais a co-produções e à criação de uma rede de programação e divulgação das artes dramáticas.
Na sétima arte 2005 poderá ser um ano com poucas novidades produzidas em Portugal. "A nova lei do cinema está atrasada e isso pode, desde logo, condicionar a estreia em 2005 de muitas propostas nacionais", afirma Mário Dorminsky. Para o director do Fantasporto, "o cinema português tem de deixar de olhar para o umbigo e apresentar ao público propostas de entretenimento inteligentes".
Já o realizador Abi Feijó, espera, simplesmente, que "este ano os responsáveis olhem com compreensão para o sector. Se isso acontecer já é um passo muito importante para a resolução de muitos dos problemas que afectam o sector do cinema", conclui o cineasta de animação.
Nas artes plásticas, João Fernandes, director do Museu de Serralves, situa como problemas a resolver "a falta de espaços disponíveis para os jovens artistas mostrarem os seus trabalhos" e ainda "a necessidade das estruturas existentes terem uma programação clara e definida".

No comments: