Saturday, February 19, 2005

Fantasporto 25 anos


"Constantine" Posted by Hello

Arranca já na próxima segunda-feira o 25º Fantasporto. Longe da programação inicialmente prevista e anunciada pela Cinema Novo, as bodas de prata do Fantas apresentam, no entanto, uma série de novidades e títulos que valem a pena ser conferidos e que ao longo dos próximos dias terei a oportunidade de manifestar a minha opinião e lançar alguns avisos à navegação, até por que, com tem sido hábito, parte dos filmes acabam por penetrar, lá mais para o verão, o circuíto comercial.
Entretanto, tive a oportunidade de conversar, longamente, com Mário Dorminsky, tendo com base uma entrevista a ser publicada amanhã no diário "O Comércio do Porto". No essencial, uma revisitação, em três páginas, dos 25 anos do Fantas, tendo sempre presente o contexto nacional e internacional do universo cinematográfico da área do fantástico, desde a fundação do certame até à actualidade. Pelo caminho, vários episódios interessantes das maratonas do Carlos Alberto, com ambulâncias, chamadas para o Hospital de S. João, e inesperados assaltos à Alfândega de Lisboa para recuperar filmes a tempo de serem exibidos. Os loucos anos 80.
Para um futuro possível, espera-se que a Fundação Fantasporto, situada na rua da Constituição, a dois passos da minha casa, ganhe forma. Faltam apoios privados, mas sobram ideias e formas interessantes de recuperar, não só um dos muitos e belos edifícios da cidade do Porto que correm o risco de cair, como também dinamizar espaços culturais que não passem obrigatóriamente por modelos alcoólicos em regime de "after-hours". Por conhecer razoavelmente algumas das pessoas envolvidas no projecto, a sua honestidade e competência, acredito na viabilidade do mesmo e espero que passados já dois anos, a Fundação ganhe forma e abra as portas o mais depressa possível.
Entretanto, está aí o Fantas 05, sem o glamour esperado, mas certamente com títulos a não perder. Pessoalmente, estou, sobretudo, de olho nas propostas asiáticas, que nas últimas três edições, têm sido do melhor que se tem produzido na área do fantástico. Em termos comerciais, "hollywoodescos", na segunda-feira à noite, logo a abrir o certame, estreia "Constantine", mega-produção de 300 milhões de dólares. A crítica norte-americana olhou de lado, mas o público esse aproveitará a febre Matrix para exigir mais uma dose hi-fi servida pelo senhor Anderson em versão BD.

2 comments:

Knuque Mo said...

acampanhei algumas edições, não consigo esquecer as cadeiras hidraulicas do lumiére. Gostei de aqui vir

Anonymous said...

Agora que a "confusão" está instalada... eheheh e que o pasquim dos outros fechou... vamos a outras campanhas! Como é... Aderem ou não?

São portugueses bloguistas para isso? ;-)

E não é que eu estou a votos? Quem haveria de dizer...

Ora aqui estou eu...

Em tempo de eleições, vote no "blog" que melhor o compreende, que lhe dá cultura, que não se esquece do autores portugueses e, que acima de tudo, lhe proporciona momentos felizes... por isso, vá a

http://peciscas.blogspot.com/

e vote, em mim...

Menina_marota

como o Nik com mais "pinta", tirando outros mil e tais, que por aí andam...eheheh

Meu manifesto em:

http://eternamentemenina.blogs.sapo.pt/

Um beijo e um :-)