Friday, April 22, 2005

Queima do Porto sem Xutos mas com preservativos

Noites da Queima das Fitas do Porto 2005 arrancam no dia 1 de Maio e terminam volvidos sete dias sem grandes novidades em cartaz. Eagle-Eye Cherry destrona Xutos & Pontapés no encerramento; João Pedro Pais e Milton Nascimento estreiam-se e Pedro Abrunhosa dá o pontapé de saída. A FAP promete distribuir 300 mil preservativos, como manifestação da “consciência social” dos estudantes e acolher uma mobilização a rondar as 10 mil presenças. A missa da benção das pastas, “volta ao Porto”, fixando-se no Estádio do Bessa, ainda não é conhecido o nome sacerdote.
Regressando ao cartaz 05, destaque no dia de abertura para a presença dos Clã, Fingertips e Abrunhosa que encerram a primeira das sete noites. Na segunda dose, o hip-hop cubano dos Orishas e a pop sofisticada dos MESA. Na terça-feira, o palco do queimódromo concretiza a noite “pimba” com Ágata e Quim Barreiros. Para os resistentes ou sobreviventes da noitada popular, a dia seguinte apresenta uma das estreias da Queima, João Pedro Pais e as cativantes ‘Pictures In The Wall’” dos Primitive Reason conhecem uma projecção imperdível. Seguem-se os Blasted Mechanism e Da Weasel, que prometem uma das noites mais interessantes de toda a Queima, com os registos “Avatara” e “Re-definições” em destaque. Entre MSN ´s intergaláticas e “olá nenas”, a quinta-feira promete mais pó do que cinzas, com duas descargas audiovisuais bem trabalhadas nascidas à Sul. Já no dia seguinte, regressam os The Gift, este ano em regime de dupla frequência: AM/FM, e confirma-se a presença, cada fez mais forte, da MPB, desta vez sob a batuta de Milton Nascimento.
No última das noite da Queima, destaque incontornável para a presença de Eagle-Eye Cherry, que depois de cancelar concerto de “Sub Rosa” nos coliseus do Porto e Lisboa, destrona os Xutos. Primeira parte apresenta o hip-hop urbano e autêntico dos Dealema. Sem grandes novidades, cartaz 2005 das Noites da Queima promete folia e suplica moderação, logo a abrir mês de Maio.

No comments: