Wednesday, May 11, 2005

O alívio de Ivo Ferreira

Final feliz para um história que poderia ter consequências mais do que dramáticas. Ivo Ferreira foi libertado ontem da prisão no Dubai. Logo que soube da libertação fiquei sinceramente aliviado. Na mente tinha desde que soube da prisão, imagens da película "Expresso da Meia-Noite", de Alan Parker. Fiquei contente com a libertação do realizador, com quem já tinha conversado à distância sobre cinema e outras paisagnes audiovisuais. Entretanto, hoje no Jornal da 1, Espantei-me com a pergunta "em directo" do jornalista da RTP, a interromper uma conferência de imprensa (note-se a delicadeza dos profissionais da televisão perante os restantes colegas de profissão) para perguntar ao jovem realizador e ao pai, "como é que se sentem". Fez-me lembrar as reportagens de futebol no final de qualquer partida, quando dos jornalistas e aproximarem-se do jogador que marcou o golo e a perguntarem como é que se sentem. Efeito do entretenimento BB ao serviço da informação. É o triunfo do sentimento, da emoção, no audioviusal de serviço público. Dizia-me um colega que uma lágrima bem escorregadia vale muito mais do que uma ideia consistente.

No comments: