Sunday, October 22, 2006

Meditação Vipassana: uma descoberta

Estive algum tempo ousente do mundo. Fui fazer um retiro. E que retiro. Deu mesmo para pôr algumas coisas em ordem. O curso de 10 dias de mediatação Vipassana foi para mim uma revelação. Uma das maiores da minha vida. Não foi fácil, e ainda bem, o final é bem mais recompensador. Apesar de ter alguma, pouca, experiência meditativa, orientada pelo Bal Krishna, no PazPazes, aqui no Porto, o silêncio dos dez dias e as generosas horas de meditação e a técnica vipassana trouxeram muita coisa à tona. Libertei-me de alguns complexos e nós que a minha mente guardava há já alguns anos. Penso que o meu ego sofreu um pouco durante este processo, mas ainda bem, ele merecia. Com o encerramento d´"O Comércio do Porto", o ter de sair temporariamente da minha área do jornalismo para "ganhar a vida", muita coisa se agitou dentro no meu grande "ego". O grande jornalista Anastácio Neto, que esteve a beber copos com os Radiohead no Anikibobó, na Ribeira, e ganhou prémios de melhores coberturas jornalísticas, de repente está desempregado, não é impossível. A vida é uma grande licção. Depois de ter deixado de fumar, beber, este ano, felizmente ganhei alguma coragem, a outra foi-me emprestada, e atirei-me de cabeça para a meditação vipassana. Os resultados são surpreendentes. Recomendo. Vou incluir o link da secção portuguesa de meditação vipassana neste blog. Be happy :)

9 comments:

musalia said...

pode ser uma esperança. talvez esteja a passar por algo idêntico...não é fácil...

vou dar uma espreitadela ao link.

obrigada.

Anastácio Neto said...

obrigado pela força... uma das lei da natureza: a impermanência. tudo muda a cada segundo... meditar é preciso... :)

ISABEL Mar said...

fico tão contente por ti...
um beijinho grande; desejo a força k encontraste no Retiro se intensifique cada vaz mais...

Anastácio Neto said...

obrigado, cariño

DGT said...

Amigo,
Sou Do Rio de Janeiro, Brasil, e também participei do retiro, porém não consegui concluir.
Quero ir novamente !

Fique na paz !

Diego
http://medita.cjb.net

Unknown said...

Oi, estou atrás do DVD doing time, doing vipassana, um documentário que fala da meditação vipassana entre os presos de uma unidade presicional na Índia. Sei que em Portugal existe a versão legendada, mas aqui no Brasil não estou conseguindo localizá-la, se puder me ajudar com alguma informação, ficarei muito grato.

Desde já, agradecido, Rodrigo Andrei.

Anastácio Neto said...

Infelizmente também ando à procura do mesmo DVD....
:)

Unknown said...

O DVD esta disponivel em Ingles no EMULE... estou baixando ....

Lily och Dan said...

Olá Anastácio!

Estou na Suécia e nesse momento estou na mesma situação, sem trabalho e pensando em tantas coisas, as vezes penso que tanto pensamento tira totalmente o meu foco. Fora os anseios, neuras e tudo mais.

Coincidentemente tenho um amigo que pratica meditação Vipassana e aqui na Suécia eles tem esse retiro, que é gratuito inclusive.

Bom, estou lendo mais a respeito, ler seu relato ajuda bastante.

Serenidade no seu caminho.