Wednesday, November 15, 2006

Revista de Imprensa: "Cavaco foge de Lula no Brasil"


Primeira página, manchete, do semanário SOL: "Cavaco foge de Lula no Brasil". Segundo o jornal "O presidente esteve no Brasil mas o Planalto não soube da sua presença. Os desencontros com Lula vêm de longe. Em Belém ninguém esqueceu ainda a ausência do chefe de Estado brasileiro na posse de Cavaco Silva. Este explica que se tratou de uma visita privada e não diz nem mais uma palavra".
Considero particulamente interessante esta notícia do "Sol" não tanto pelo seu impacto político, praticamente nulo, mas pelo seu significado civilizacional. É quase patético como comportamentos protocolares em vez de espelharem a cultura dos povos que os abraçam, roçam a marginalidade quase infantil do "quem não me visitou primeiro foste tu". Em vez de sentirmos presidentes da república que representem o sentido cada vez mais descomplexado e próximo entre dois povos irmãos, assistimos a fugas protocolares tão infantis quanto civilizacionalmente preocupantes.
Felizmente, os dois povos conseguem ultrapassar as limitações dos seus presidentes da respública e comunicar num interesse comum, nas artes e cultura, cada vez mais descomplexado, sincero e inteligente. Mais uma vez, são mesmo os povos a dar exemplo aos seus representantes. Estes últimos se estivessem um pouco mais atentos a quem os elegeu certamente poupariam uma série lamentável de equívocos.

No comments: