Thursday, December 02, 2004

"Hoje à Tarde": dança-teatro no Vilarinha

Teatro da Vilarinha estreia logo a partir das 21h45 o interessante espectáculo "Hoje à Tarde". Trata-se de uma peça de dança-teatro da responsabilidade da companhia de S. Félix da Marinha, Gaia, La Marmita, que propõe, desde logo, viagem guiada ao previsível e superficial universo das telenovelas. Tive a oportunidade de assistir ao ensaio de imprensa, na segunda-feira, e sinceramente gostei, apesar de não ser um apreciador de correntes minimalistas. A coreógrafa mexicana Andrea Gabilondo e o actor Luciano Amarelo assumem o protagonismo e em palco corporizam um projecto repleto de excelentes momentos de dança contemporânea aliada a interpretações consistentes e, devidamente, complementada por uma projecção vídeo, que apesar de pouco ambiciosa, não foge à coerência geral do trabalho.
Partindo da rotina da vida doméstica de um casal, a dupla sugere uma série de episódios marcados pelo minimalismo e automatismo de movimentos, numa evidente referência a industrialização das propostas audiovisuais, em geral, e das televisivas, em particular. Andreia Gabilondo confessou-me que o trabalho de ensaios foi marcado, sobretudo, pela "riqueza das improvisasões" e pelo "rigor" na selecção e interpretação de uma gramática corporal particulamente exigente e pertinente. A previsibilidade dos movimentos e narrativas televisivas, o jogo da rotina, o universo da emoções esterotipadas são alguns dos aspectos temáticos presentes num trabalho de elevada qualidade interpretativa e, sobretudo, numa coerência e objectividade interna que remetem para um estudo sério, profundo e consistente da arte em diálogo com as realidade sócio-comportamentais contemporêneas. Tecnicamente, destaque para o excelente aproveitamento, não só do espaço cénico, como também dos adereços, mesa e cadeiras, em movimentos de dança criativos, surpreendentes e superlativos.
O espectáculo "Hoje à Tarde" ocupa o Teatro da Vilarinha até ao próximo dia 11, de quinta a sábado, sempre às 21h40. Bilhetes custam entre 9 e e 4,5 euros. Vale a pena, pois é um dos melhores espectáculos de dança a chegar ao Porto, depois do excelente Festival da Fábrica.

No comments: