Tuesday, December 14, 2004

X-Wife: memórias de New York

Após uma conversa telefónica, no final da tarde de ontem, com João Vieira, registo em "blog" alguns postais sonoros da operação Nova Iorque 2004 dos X-Wife. Entre 14 e 28 de Novembro, a banda de "Feeding The Machine" tomou de assalto a cidade de todas as insónias, concretizando uma série de quatro concertos e um "radio-show". Os efeitos transatlânticos ainda por determinar, congelam para já a edição do segundo longa-duração, num "wait n´ see". De regresso a casa e na véspera de voltarem à estrada ao lado dos Way Gunn ficam algumas impressões digitais de uma incursão ousada pelas por terras do Tio Sam.
Convém antes de mais situar a génese da mini-tour. A ligação Porto-Nova Iorque nasceu via digital com a blogosfera a afirmar-se como ponte intercontinental. A internet transportou até aos EUA os primeiros acordes do tema "Eno", no tão perseguido como abençoado formato mp3. Primeiro no site newflux, de Matthew Perpetua, mais tarde no blog do produtor e “rocker” de New Jersey, James Murphy, mentor da "label" DFA, índo posteriormente parar às prateleiras da discoteca "Other Music", no cruzamento da Broadway com East 4th. "Foi através desses contactos que fomos recebendo algum "feedback" positivo e medindo o impacto da nossa música no circuíto mais "underground" de Nova Iorque", revela João Vieira. "Foi-se criando uma certa curiosidade e algum interesse em conhecer os X-Wife ao vivo".
Após meia-dúzia de e-mails e outros tantos telefonemas, a banda juntou poupanças dos concertos, comprou air-tickets, confirmou os "gigs" e o repouso no mítico Hotel 17, em East Side ("pousada" onde Woody Allen rodou “Manhattan Murder Mistery”), finalmente, o trio aterrou em Nova Iorque. Primeira paragem na discoteca "Other Music", na East 4th. "é uma das mais importantes discotecas da cidade. Ficámos, naturalmente, satisfeitos por saber que adoram o nosso trabalho e que tinham o disco em grande destaque". O colectivo aproveitou a oportunidade para efectuar um depósito na loja de 25 discos, dos quais 20 esgotaram em apenas três dias. "Foi a reacção aos concertos", justifica João Vieira. "No final das actuações, as pessoas vinham ter connosco para comprar o disco e saber onde é que íamos tocar a seguir". Segundo o guitarra-voz, o púbico foi crescendo em cada concerto, com algumas caras a repetirem a dose de X-Wife.
Primeiro palco CBGB´s. Sala-epicentro do fenómeno punk nova-iorquino, na década de 70, por onde passaram Ramones e Blondie, entre outras referências. "Serviu mais como uma espécie de ensaio geral para o fim de semana", confessa Vieira. A banda tocou ainda no Rothko, Sin-é e Pianos, com uma "radiosession" pelo meio, no programa "The Cherry Blossom Clinic", tempo de antena de Terre T., na WFMU, espaço que já acolheu projectos locais de “hype” internacional, via NME, com The Stokes e Yeah, Yeah, Yeahs (saudades de Paredes de Coura´03). Conclusão: "Temos mesmo de sair do Portugal para criar algum burburinho", dispara Vieira. "Este foi só um primeiro contacto, esperamos regressar em 2005”, prometeu.
Tendo em conta o sucesso da primeira incursão nos EUA, João Vieira aguarda pelas ondas de choque da operação NYC´04, colocando, para já, em "stand-by", no congelador, a edição do segundo longa-duração."Não faz muito sentido lançar este ano um álbum, quando o primeiro começa agora a ser conhecido lá fora. Entretanto - revela o músico - vamos apresentando ao vivo os novos temas. Evitamos repetições. Queremos mostrar ao público que os X-Wife continuam a trabalhar". No regresso à estrada lusa, ao lado dos Way Gunn, o próximos concertos dos X-Wife, ocupam, no próximo dia16, o espaço Le Son, em Coimbra, e no dia seguinte o Santiago Alquimista, em Lisboa.
Depois de entrevistar o colectivo mais de três ou quatro vezes, em situações diversas, desde ensaios de garagem a actuações do HC ao TSB, com prestações bastante irregulares, diga-se em abono da verdade, fica, sobretudo, a nota positiva do ir para a estrada, do arriscar, do não se contentar com o lugarzinho ao sol e com os 15 minutos de fama. Longe de seguir o trajecto dos The Gift, da electrónica via Texas, ao rock de Nova Iorque, as diferenças são mais do que muitas, fica o estado de espírito e a convicção "pro" de que sem trabalho, sem um certo sentido de risco, de ousadia e de coragem pouco ou nada se consegue nesta ou noutras vidas.

No comments: