Thursday, November 09, 2006

Reportagem: Salas de ensaio - parte III

“A falta de dinheiro aniquila muitos talentos”

Das salas de ensaios directamente para o estúdio. Outra das grandes novidades no mercado da musical do Porto é o Estúdio da Ribeira. De portas abertas desde Agosto do ano passado no belo Largo de S. Domingo, o espaço transpira a granito e afirma-se como um “must” na área da gravação. Com o fascínio pela música e o prazer pela tecnologia a andarem de mãos dadas e com olhos voltados para o Douro, o Estúdio da Ribeira acolhe produção de maquetes, álbuns e “jingles” publicitários. Carismático e experiente, com trabalhos produzidos ao lado de Mário Barreiros, José Fontefria, mentor do projecto, revela a filosofia e identidade do espaço. “Decidi abrir um estúdio por que senti que se perde muito talento por falta de dinheiro. Existem músicos com material excelente não chegam a gravar porque os estúdios pedem fortunas. Quando ouço maquetes de bandas jovens e me dizem que gastaram 700 contos, digo-lhes que foram roubados”. Segundo o produtor a ideia base do projecto é promover “aquilo que melhor se faz por cá”. Não se trata do sindroma Robin Wood, mas de uma vontade genuína de ajudar quem tem poucos recursos financeiros e muita exigênca em termos de qualidade. “Sinto que o Porto tem realmente muita gente nova com talento. Apesar de isto ser um negócio, faço o possível e às vezes o impossível para ajudar quem precisa. Não gosto de ver talentos desperdiçados”, afirma.
Assumindo a papel do produtor como “alguém que peneira o som, tentando separar o ouro da areia e realçar o melhor que há em cada músico”, o José Fuentefria aconselha bandas que estão pensar em ir para estúdio. “Fundamental é terem a lição preparada, saberem gerir o tempo e programarem bem o que vão tocar.” Num estúdio tempo é dinheiro.
No entender do responsável pelo espaço, actualmente as bandas estão cada vez mais preparadas para gravar e “talentos não faltam, é necessário é dar espaço, atenção e liberdade criativa aos músicos com gosto e vontade de trabalhar.” Estúdio da Ribeira um espaço interessantíssimo para descobrir no circuito musical do Porto.

1 comment:

angelofpromise said...

O Porto realmente tem e sempre teve músicos de muito talento. Por eles e por nós, simples ouvintes e amantes de música, um bem haja José Fuentefria.