Wednesday, January 12, 2005

Fantasporto: linhas gerais do cartaz 2005

Assisti ontem à primeira apresentação oficial do programa do Fantasporto 2005. Ao celebrar as bodas de prata do certame instiga, a partir do próximo dia 21 de Fevereiro, ao confronto artístico entre Ocidente e Oriente, com cinema norte-americano e sul coreano na linha da frente de uma batalha com final imprevisível. Entre "bockbusters" norte-americanos, como "Constantine", e propostas de autores asiáticos, como "One Missed Call", do japonês Takeshi Miike, o cartaz 2005 contém várias novidades de interesse, enquanto, por outro lado as actividades paralelas ficam um pouco aquém das iniciativas inicialmente previstas. Recorde-se que no ano passado a Dorminsky anunciou uma maratona de 25 filmes no Rosa Mota, espectáculos de teatro... Apesar das limitações e dos cortes financeiros de mais de dezena e meia de empresas e instituições privadas, o Fantas arranca e promete ser um dos eventos mais interessantes do primeiro trimeste 2005.
Das novidades da edição comemorativa dos 25 anos, destaque para duas novas secções "Porto em Curtas", que rivaliza com as Curtas de Vila do Conde, e "Anima-te", que coloca em xeque o Cinanima de Espinho. Acrescente-se ainda heterogéneo programa de música, "Fantas Sound", o Porto Sound que se cuide, que inclui uma série de oito espectáculos do rock ao pop, do folk ao jazz e blues, no eternamente por restaurar Teatro Sá da Bandeira.
Do cartaz 2005, destaque inicial e incontornável para a estreia europeia, do mega projecto "Constantine" de Francis Lawrence. Com um orçamento recorde de 300 milhões de euros, a adaptação ao grande ecrã da obra de banda-desenhada "Hellblazer", editada pela DC/Vertigo e escrita Kevin Brodbin,Mark Bomback e Frank Capello, apresenta Keanu Reeves como protagonista, numa obra que segundo Mário Dorminsky, se
aproxima de "Matrix". Entre candidatos a óscares e vencedores de festivais internacionais, sublinhe-se a exibição no Fantas do surpreendente "Oldboy", do sul-coreano Chan-Wook Park, um "thriller" criativo que arrecadou, entre outros, o prémio especial do júri em Cannes; e o mais do que provável vencedor dos alguns Globos de Ouro e candidato às estatuetas douradas, "Sideways", de Alexandres Paine, um dos filmes do momento nos EUA. Na área competitiva registe-se a antestreia de "Nothing" e a presença especial do respectivo realizador Vincenzo Natalli ("O Cubo" e "Cypher"). Para aos amantes de emoções fortes, o certame reserva "Saw", de James Wan, considerado com um mais assustadores filmes de terror dos últimos tempos. Destaque ainda para "Primer", de Shane Carrut, um cocktail de ficção-científica recheado de efeitos especiais venceu o Festival de Sundance.
Finalmente, pelo segundo ano consecutivo, o Fantas exibe algumas das mais criativas obras do fantástico nascidas, naturalmente, em território asiático e que depois de terem conquistado público do certame têm vindo a ganhar terreno no circuíto cinematográfico nacional. Vindo do Oriente, o Porto recebe em antestreia dos mais recentes trabalhos de Shinia Tsukamoto e Takashi Miike, entre outros realizadores de culto.
Mais novidades em breve...

1 comment:

anarresti said...

Que bom já faltar tão pouco para nova edição do Fantas! É um espaço de descobertas, de assombros. Um criador e transformador de imaginários e de recordações. Tornou-se uma referência cultural imensa na minha vida aqui no Porto. E os teus textos uma referência profissional. E pronto... a tua amizade um privilégio. Espero que quem venha ler este comentário entenda que sou sincero nos três pontos que abordei. Tu conheces-me. Um abraço!