Wednesday, February 23, 2005

Estreia: "Mar Adentro" de Alejandro Amenábar


"Mar Adentro" Posted by Hello

Entre uma descarga demencial de antestreias esta semana via Fantasporto e, em vésperas dos óscares, um mediatísmo desenfreado sobre dois títulos aglutinadores de quase todas as atenções do público e desvaneios da crítica, "Contantine" e "Sideways", destaco um filme que merece mais do que um "post" de atenção, arriscando-me a fugir ao assédio obsceno, sobretudo nestas alturas, das "majors". Trata-se de "Mar Adentro", um filme que infelizmente arrisca-se, por azares de "timing" de estreia, a cair no esquecimento e a passar desapercebido.
Tive a oportunidade de assistir à sessão para a imprensa, no início desta semana, e comprovar de que se trata de uma excelente proposta cinematográfica, que interessa e importa conhecer. Apesar de toda a polémica que envolve a temática da eutanásia, a realização de Alejandro Amenábar, para além de revelar um extraordinário trabalho de câmara, numa série de planos absolutamente encantatórios, que me fizeram lembrar um Mathieu Kassovitz pré-hollywood, a abordagem da vida de Ramón Sanpedro evita a dramaticidade fácil, concretizando, de forma equilibrada uma releitura da questão urgente da eutanásia e da dignidade da vida, situada algures entre a luminosidade poética do mártir e a aspereza, não raras vezes, cruel da realidade agónica do condenado.
Uma palavra final, e colocando, desde já, de lado interpretações possíveis sobre a simbologia do mar na fortíssima gramática visual de Amenábar e para a excelente banda-sonora que acompanha o filme, destaque para o mais do que impressionante Javier Bardem que se reafirma como um dos melhores actores espanhóis da sua geração. Notável, inteligente, cativante, "Mar Adentro" um excelente filme que importa conhecer e que vale a pena encontrar já a partir desta quinta-feira num cinema de qualidade.

3 comments:

Cristina said...

Espero que não me escape este fim de semana. :-)

Cristina said...

Divino!Merecidissimo oscar!

gonn1000 said...

Óptimo filme, um dos melhores do início de 2005...e Bardem bate aos pontos qualquer dos nomeados para o Óscar de melhor actor.