Saturday, February 26, 2005

Fantasporto: "Old Boy", de Chan-wook Park


"Old Boy" Posted by Hello

É a confirmação do excelente momento do cinema asiático na área do fantástico. Depois de conquistar o Grande Prémio do Juri em Cannes, "Old Boy" conheceu ontem à noite a estreia nacional na abertura da secção competitiva do Fantasporto reservada à Semana do Realizadores. Num Grande Auditório completamente esgotado, o público teve a oportunidade de se deixar deslumbrar com a imaginação do Chan-woon Park. O argumento gira em torno de uma desconcertante e maquiavélica história de vingança de dois colegas de liceu. Influenciada pela estética dos vídeo-jogos e pelo traço da Manga, com alguns requistes de crueldade à mistura, "Old Boy" triunfa, sobretudo, pela originalidade do argumento e por uma irrepreensível direcção de actores e trabalho de câmara.
Ainda ontem à noite, novamente num auditório esgotado, fica o aviso para os cinéfilos que gostam de chegar em cima da hora, nota final para outra estreia que promete tornar-se num filme de culto e repetir na Europa o sucesso de bilheteira dos EUA. "Saw", escrito e dirigido por James Was, abriu a secção do Cinema Fantástico e surpreendeu o público, sobretudo, pela criatividade da história. Desde "Seven" que os adeptos do "thriller" não eram confrontados com um serial-killer com tamanha inteligência e sublime crueldade. Um filme obrigatório para os amantes do género, arrisca-se a ser um clássico. Apesar de ter alguns pontos fracos, sobretudo na gestão da narrativa do segundo terço do filme, "Saw" oferece um final desconcertante e criativo, abrindo caminho para uma sequela que aliás já está a ser produzida em Hollywood. Uma obra em breve atingirá as salas dos cinemas mais comerciais, onde certamente causará uma onda de emoções fortes há muito negligenciada pela ditaduta do M/12. Filme não perder. Darei mais alguns pormenores na data de estreia no circuito comercial, para já fica o aviso a navegação.
Para logo à noite, o destaque centra-se no trabalho visualmente encantatório de "Natural City", de Byung-chum Min, uma história de amor em ambiente "Blade Runner" que pode fazer estragos no Fantas, e naturalmente para a estreia em Portugal do filme vencedor de Sundance, "Primer", uma das propostas mais inteligentes do ano. Ambas para descobrir hoje a partir das 21h00, no Rivoli do Porto. Bons filmes.

3 comments:

Knuque Mo said...

é bom vir aqui anastácio. sem acompanhar directamente o fantas e o cinema em geral, sinto-me acompanhado. força

mr pavement said...

bom blog. parabéns.

os melhores cumprimentos.

Anastácio Neto said...

também é bom e gratificante receber críticas e algum "feedback", "gracias" amigos...