Crise no cinema: o verão de quase todos os descontentamentos
Actualmente Hollywood enfrenta a pior crise dos últimos 20 anos. Os aliens da "Guerra dos Mundos", "Batman" e o "Quarteto Fantástico" juntos não chegam para atrair mais público às salas de cinema. "Remakes" de qualidade duvidosa, aumento do preço dos bilhetes e ascensão do DVD são alguns amantes responsáveis por um divórcio que começa a preocupar a indústria. Se o séc. XX foi o da imagem cinematográfica, o XXI abre-se para outras paragens digitais. Na realidade, as salas de cinemas dos EUA e Canada estão cada vez mais vazias. As receitas de bilheteira em queda livre de 4,6 biliões de dólares para 4,2.
Parte do problema reside precisamente pobreza do filmes e na incapacidade da indústria renovar temáticas. Se o ano passado foi aborrecido, 2005 é para esquecer. As propostas vindas dos EUA são simplesmente previsíveis. Ir ao cinema deixou de ser uma aventura para se transformar num passeio pelo parque. Em 2004, o ano foi salvo pelo "Homem-Aranha 2" que arrecadou 180 milhões de dólares e em apenas seis dias; "A Paixão" de Mel Gibson que somou 370 milhões. Este ano seguem-se sequelas atrás de sequelas, adaptações da Marvel e o público já não quer saber de super-heróis, começando a perder a paciência e o interesse. Sobram comédias românticas e faltam ideias frescas, argumentos interessantes. Ir ao cinema é cada vez mais um exercício de previsibilidades. Os espectadores já não pedem para ser arrebatados, saindo das salas razoavelmente satisfeitos. O "ah não foi mau" substitui o "uau foi espectacular". Os cinemas europeus também não escapam à crise até por que 90 por cento dos filmes que exibem são "made in Hollywood". Na Alemanha as estatísticas apontam para uma queda de quase 20% na venda de bilhetes. Italia e França: 17%. Ao entrar no século XXI o cinema parece um entretenimento moribunda.
Parte do problema reside precisamente pobreza do filmes e na incapacidade da indústria renovar temáticas. Se o ano passado foi aborrecido, 2005 é para esquecer. As propostas vindas dos EUA são simplesmente previsíveis. Ir ao cinema deixou de ser uma aventura para se transformar num passeio pelo parque. Em 2004, o ano foi salvo pelo "Homem-Aranha 2" que arrecadou 180 milhões de dólares e em apenas seis dias; "A Paixão" de Mel Gibson que somou 370 milhões. Este ano seguem-se sequelas atrás de sequelas, adaptações da Marvel e o público já não quer saber de super-heróis, começando a perder a paciência e o interesse. Sobram comédias românticas e faltam ideias frescas, argumentos interessantes. Ir ao cinema é cada vez mais um exercício de previsibilidades. Os espectadores já não pedem para ser arrebatados, saindo das salas razoavelmente satisfeitos. O "ah não foi mau" substitui o "uau foi espectacular". Os cinemas europeus também não escapam à crise até por que 90 por cento dos filmes que exibem são "made in Hollywood". Na Alemanha as estatísticas apontam para uma queda de quase 20% na venda de bilhetes. Italia e França: 17%. Ao entrar no século XXI o cinema parece um entretenimento moribunda.
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