Wednesday, June 29, 2005

"Éramos Assim", Boite Zuleika

Finalmente um grande disco em português. Primeira longa-duração dos Boitezuleika, "Éramos Assim" merece atenção. Base jazz com misturas funk, ritmos samba, bossa nova e esclarecidas texturas do melhor da música tradicional de autores nacionais com Sérigo Godinho como referência evidente. Lírica inteligente, estruturas sonoras exigentes. Há mais vida e criatividade para além do bem produzido single "Cão Muito Mau". Tema a recordar "Bolero do Coronel Sensível que fez Amor em Monsanto", original extraido do registo "Eu me comovo por tudo e por nada", 1992, de Vitorino, letra da amigo António Lobo Antunes. Um disco para descobrir. "Circo da Amadeu", "Bola de Sabão", "Quiseram Roubar-me Esta Noite", "Tóxico Prostituta", temas que urge conhecer.
Entrei nesta Boite contruída no Porto há já alguns anos depois de um concerto no Hard Club. Surpreendeu-me a maturidade do colectivo. A urgência de conhecer a banda levou-me a uma conversa algures entre o Avis e o Luso, com uma francesinha à frente. Chico & companhia são um excelente exemplo de uma segunda geração de compositores e letristas com talento e garra para herdarem e reactualizarem o legado de Fausto, Godinho e Palma. Adversos à pop "easy", resta ouvir e reconhecer a densidade de um disco com qualidade bem acima da média.

5 comments:

O Puto said...

Outro grande disco em português editado este ano: Margarida Pinto.

Anastácio Neto said...

"Vitamina" dos Mesa será um dos registos a não perder, mais lá para Setembro. A confirmação de uma das maiores bandas pop "made in Portugal".

O Puto said...

Tenho ouvido o novo single na rádio e promete. É impressão minha, ou o tema utiliza um sample de "This Is The Day", dos The The?

Anonymous said...

aqui boitezuleika

não usamos nenhum sampler nessa música nem em nenhuma outra do nosso album.

obg por achares q promete

aparece num concerto

abraço

boitezuleika

Anonymous said...

não sei como é que uma Boite vai parar a Mesa mas foi o que aconteceu.
Parece que o Puto se lembrou de comentar o single dos Mesa no Blog errado. O single que o Puto se referia era, como é claro, o dos Mesa, que não era para aqui chamado.
Amigo Boitezuleika, sim eu já ouvi o vosso 'Cão' e de The The não tem nada! Parabens à mesma, é um grande single, não fosse e não tinham ganho o que ganharam com ele!
abraços e boa sorte!!!