Friday, December 17, 2004

Atmosferas nas Quintas de Leitura ´04

Indubitavelmente um dos mais interessantes e criativos projectos sobreviventes da Porto 2001 e, mais recentemente, do Euro 2004. As "Quintas de Leitura" no Teatro do Campo Alegre evitam operações plásticas com ou sem botox de outras celebridades ainda por (re)conhecer, desenhando momentos e atmosferas poéticas mais ou menos nobres numa cidade geneticamente lírico-depressiva. Com Nuno Júdice do topo da lista para os oscarizáveis da colheita 2004, ontem o evento encerrou a estação com a modesta proposta "Autógrafo, autocolantes", uma antestreia literária a editar em Janeiro pela Quasi, do encenador/actor Paulo Campos Reis. Nota mais para o pronto-socorro Ana Deus e o dimanismo competente e criativo de Alexandre Soares. Entre saudosos Tigres à beira do suicídio e recordações de Canijo numa desconcertante "Noite Escura", com criadora Regina Guimarães sempre à espreita, a componente musical acabou vencer a poesia, num duelo a evitar.
Em final de estação, conversei com João Gesta, confrontei memórias passadas e futuras, entre merecidos aplausos e confessadas angústias, pedindo num balanço anual e uma antevisão 05. Nos próximos dias revelarei mais detalhadamente algumas das novidades projectadas para a versão ´05, destacando, para já, em forma de "teeser" a presença de Vítor Rua, que, registe-se, este ano ofereceu um dos melhores concertos realizados no Porto, no espaço Contagiarte, que infelizmente passou ao lado dos "media" das especialidade, provavelmente destraídos com as festas de aniversário no Coliseu ou com as pop-stars do Atlântico.
Pelo caminho 04 entre poetas e músicos, recordo noites mal aproveitadas de Lúxuria e algum Canibalismo, momentos sonoros únicos e geniais com os "Uivos" de Adolfo e a Mesa bem posta de JPSimões. Registe-se ainda as descargas líricas de José Luís Peixoto em conversas off tipo Sic Radical.
Em noite de até para o ano fica um sinal mais para o cocktail nutritivo servido nas "Quintas" entre poetas novos a novos poetas passando por autores consagrados, sobra quase sempre boa música num dos espaços mais criativos e interessantes da cidade do Porto. Uma espécie "best of" do Pinguim com o olhar cultural virado para uma paisagem além Rio e Douro.

No comments: