Sunday, December 19, 2004

Moonspell injectam "antidote" no aniversário do Hard Club

Ao celebrar ontem sete invernos de algum descontentamento, o Hard Club quis provar que ainda esta muito "Hard" mantendo a dureza granítica original e a escuridão de noites passadas à beira Douro. Para reconstruir os ambientes fundacionais, o espaço convidou pela sétima ocasião os Moonspell. Entre agradecimentos pela oportunidade e recordações de noites de lua cheia, com vampiros à espreita e lobos a uivar, o colectivo liderado por Fernando Ribeiro deixou algumas novidades para 2005 num concerto baseado em "Antidote", proposta sonora 2004 coesa e interessante, construída sobre as atmosferas poéticas de José Luís Peixoto.
Num Hard Club a ameaçar esgotar, a noite pertenceu na integra as diversas tribos urbanas plantadas no território do metal de inspiração gótica. Para além da simbologia dos casacos de couro negros e cruzes ao peito da velha guarda do metal, a "generation next" apresentou-se com alguns toques de sofisticação algo surpreendentes, num "up grade" estético-tecnológico de telemóveis 3G apontados ao palco e generosos perfumes "made in France" transformados em armas químicas de sedução maciaça.
Num ambiente em tímida ebulição, os Moonspell esperara pelo sol da meia-noite para servir "Antidote" entrecurtado com algumas "oldies" em formato "best of", com destaque inevitável para os temas "Opium", WFull Moon Madness" e "Mephisto", com memórias do histórico "Irreligious", provavelmente o melhor registo da banda, a servirem de prenda de natal para o fãs mais "hard core" da banda de "WolfHeart". O concerto não trouxe grandes novidades sonoras, limitando-se a confirmar o excelente momento da banda de metal mais viajada do micro-cosmos luso, com destaque especial para a bateria de Mike Gaspar.
Dos projectos anunciados por Fernando Ribeiro, registe-se a confirmação de actualmente o colectivo se encontrar a trabalhar no sucessor de "Antidote", a edição para breve de um DVD antológico e ainda a promessa de regressarem ao norte do país, desta vez ao lado dos britânicos Cradle of Filth, num espectáculo para M/18 agendado para 26 de Março no Coliseu do Porto.
Consciente da festa de aniversário, Fernando Ribeiro não quis terminar o concerto de anteontem sem antes considerar o Hard Club um "caso impar no contexto das salas de espectáculo portuguesas". A banda irá continuar a trabalhar no próximo longa-duração e já próximo inicia em em Fevereiro parte para a estrada acompanhando a digressão europeira dos Cradle of Filth, de Bruxelas, a Amesterdão, de Oslo a Budapeste. Entretanto, o Hard Club prepara o "Natalapalusa" para a próxima quinta-feira e a passagem de ano com propostas d´n´b e hip-hop, entre os britânicos Total Science e dos dj´s nacionais com Nuno Forte à cabeça.

No comments: