Saturday, November 27, 2004

Titanic atraca no Porto

O dinamismo cultural da Câmara Municipal do Porto não pára de surpreender. O executivo liderado por Rui Rio, autarca celebrizado com histórica afirmação “cada vez que me falam de cultura saco logo a calculadora”, prepara-se agora para meter ainda mais água e afundar de vez com a cultura, trazendo o Titanic para o Porto. Não se trata de uma metáfora. Na próxima sexta-feira, a exposição importada de Barcelona sobre o célebre navio atraca no Mercado Ferreira Borges, com Rui Rio a presidir à inauguração agendada para as 17h00. É a resposta mais do que merecida da autarquia ao sucesso do Museu de Serralves. Segundo dados da divulgados pela edilidade e confirmados pela produtora catalã, nos três meses em que ocupou o Museu Marítimo de Barcelona, a exposição Titanic recebeu 150 mil visitantes. Por ironia do destino, as pinturas de Paula Rêgo conheceram no primeiro mês 50 mil visitas. Por isso, não espanta a feliz comparação, entre exposições-chocolate. A relevância dos eventos, quer se goste ou não, é medida acima de tudo pelo seu impacto junto do público/eleitor. António Sousa Lemos, o recém nomeado vereador da Cultura - que logo na primeira entrevista à imprensa não quis ficar atrás de Rio, inscreveu, desde logo, o seu nome nas páginas do pragmatismo político da autarquia como a frase-título: “a minha falta de ligações à cultura até pode ser uma vantagem” - foi ainda mais longe ao afirmar, na sexta-feira, que a exposição Titanic “enquadra-se na lógica de animação cultural da cidade”, qualificando o evento como “uma forma divertida de contar um facto histórico”.
Criada pela, no mínimo duvidosa, “Titanic Centenary 2012”, empresa sedeada em Barcelona e presidida pelo ex-animador de rádio, Jesús Ferreiro, a exposição que pretende levantar o astral do Porto e introduzir centenas de miúdos das escolas básicas da cidade no maravilhoso mundo das tragédias da navegação comercial, abrindo assim os horizontes culturais dos pequenos estudantes a um nível nunca dantes imaginado. Pretende ser, “uma viagem, sobretudo emocional”, sintetiza o produtor, Jesús Ferreiro. Em apenas 1800 metros quadrados, a companhia espanhola promete trazer até ao Ferreira Borges, blocos de gelo, reproduções dos camarotes do Titanic e milhares de objectos pertencentes ao navio, de fotografias a documentos de bordo, de alianças de casamento dos defuntos a jóias recuperadas das profundezas do oceano. Tudo e mais alguma coisa. Só falta mesmo trazerem os fantasmas ultracongelados ou na pior das hipóteses, o boneco Leonardo di Caprio a gritar, com voz metálica: “yo soy el rey del mundo… yo soy el rey del mundo”). Certo é que até 20 de Março, o circo Titanic está na cidade, mostrando como dos destroços do passado se constrói a lucrativa cultura de presente.

1 comment:

Anonymous said...

Please can you give me the contact details and email address of :-
Titanic Centenary 2012 Limited

Stickems@hotmail.com